Presidente deu a declaração durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto. Donald Trump retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima. Lula fala à imprensa no Palácio do Planalto
Reprodução/GloboNews
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (30) que os países que vão participar da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), em Belém (PA), precisam fazer uma “discussão séria” e realizar um evento “forte”, caso contrário esses encontros sobre clima ficarão “desmoralizados”.
O petista deu as declarações durante entrevista a jornalistas que cobrem o dia a dia no Palácio do Planalto.
Ao falar sobre o tema, Lula mencionou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, medida tomada pelo presidente Donald Trump nos primeiros instantes do seu segundo mandato como chefe norte-americano.
“Temos que fazer uma luta muito grande nessa questão do clima. Se não fizer uma coisa forte, essas COPs vão ficar desmoralizadas”, afirmou o petista.
“Trump anunciou saída do acordo de Paris. Os Estados Unidos já não tinha cumprido o Protocolo de Kyoto. É preciso discussão séria, se quisermos transição energética de verdade. Essa COP 30 vai ser um balizamento do que vamos querer daqui pra frente”, completou Lula.
No seu 1º mandato, Trump já tinha retirado o país norte-americano do Acordo de Paris, alegando que o tratado prejudicava a economia americana e beneficiava outros países às custas dos Estados Unidos.
O principal objetivo do tratado assinado durante a COP 21, a 21ª cúpula do clima da ONU em Paris, é manter o aquecimento global do planeta bem abaixo de 2°C até o final do século e buscar esforços para limitar esse aumento até 1.5°C.
Apesar disso, no ano passado, pela primeira vez, a temperatura média global aumentou 1,6ºC em relação aos níveis pré-industriais.