22 de janeiro de 2025

Lula cumprimenta Trump pela posse: ‘Relações entre Brasil e EUA são marcadas por respeito mútuo e amizade histórica’

Após vitória com folga na eleição de 2024, republicano assumiu nesta segunda (20) oficialmente a presidência. Lula e Trump não conversaram desde a eleição do norte-americano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprimentou o republicano Donald Trump pela posse como presidente dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20).
Trump retorna à Casa Branca para um segundo mandato, não consecutivo, após uma vitória com folga nas urnas contra Kamala Harris, vice-presidente que se despede do cargo.
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica”, escreveu Lula, em uma rede social.
Ele prosseguiu: “Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico”.
Em 1º discurso, Trump declara emergência na fronteira e fala em taxar países e em expansionismo: ‘A era de ouro começa agora’
Lula diz que espera manter relação pacífica com Donald Trump
Lula e Trump nunca tiveram uma relação muito próxima, e o presidente brasileiro chegou a declarar, publicamente, sua torcida pela chapa adversária, antes formada por Joe Biden, que desistiu da disputa e foi substituído por Kamala Harris.
Diplomatas e pessoas próximas a Lula ouvidos pela TV Globo reforçam que a postura do Brasil será de pragmatismo, buscando eficiência nas interações diplomáticas. A mensagem enviada por Lula reforça essa política.

Mais Notícias