4 de outubro de 2024

Lula lamenta morte de Cid Moreira: ‘Uma das personalidades mais emblemáticas da história do nosso jornalismo’

Jornalista, locutor e apresentador estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia. Cid Moreira morre aos 97 anos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, em mensagem nesta quarta-feira (3), a morte do jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira. Um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, Cid morreu aos 97 anos.
Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.
“Com tristeza, o Brasil se despede hoje de uma das personalidades mais emblemáticas da história do nosso jornalismo e televisão, com o falecimento de Cid Moreira aos 97 anos”, escreveu Lula.
“Jornalista e radialista, Cid Moreira atuou em diversas rádios e emissoras de TV antes de assumir a bancada do Jornal Nacional, onde foi o principal apresentador por décadas. Ele se tornou o rosto das notícias e a voz do “boa noite” para milhões de brasileiros”, relembrou o presidente na mensagem.
“Dono de uma voz única e poderosa, Cid se destacou pelas inúmeras locuções, sendo a mais célebre delas as gravações da Bíblia Sagrada. Meus sentimentos aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Cid Moreira. Seu legado no jornalismo e na televisão brasileira será eternamente lembrado”, concluiu.
Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes. Esteve na bancada da primeira edição do jornal, em 1969, e foi o principal rosto do JN por 26 anos.
Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos na última sexta-feira (27).
Cid Moreira durante apresentação do Jornal Nacional
Acervo Grupo Globo
Autoridades lamentam
Outros políticos e autoridades também lamentaram a morte de Cid Moreira. Leia abaixo:
Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional (PSD-MG)
“Em nome do Congresso Nacional, expresso meus sentimentos pela morte do jornalista e apresentador Cid Moreira, ocorrida nesta quinta-feira. Um dos profissionais mais icônicos da história da comunicação no Brasil, deixa um importante legado para o jornalismo. Ao longo de décadas, Cid Moreira conquistou o respeito e a admiração de gerações de brasileiros, com sua credibilidade e profissionalismo, por meio de sua voz marcante e inconfundível. Solidarizo-me com os familiares, amigos e com os milhares de admiradores de Cid Moreira”.
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário
“Nosso pesar pelo falecimento de Cid Moreira, apresentador do Jornal Nacional e um dos mais importantes locutores dos jornais televisivos brasileiros.”
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura
“O sentimento de pesar pela morte de Cid Moreira é saudosista, nostálgico. Sua voz marcante está imortalizada na memória dos brasileiros de várias gerações. Sua presença fazia parte do dia a dia das famílias assim como sua lembrança será constante. Minha solidariedade aos familiares e amigos.”
Davi Alcolumbre, senador (União-AP)
“A comunicação brasileira perdeu uma das suas vozes mais icônicas, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira. Grande referência do rádio e da televisão, Cid nos deixa aos 97 anos. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu ‘boa-noite’ diário marcou a televisão brasileira. Meus sinceros sentimentos para toda a família, amigos e admiradores.”
Fabiano Contarato, senador (PT-ES)
“Cid Moreira foi um ícone do jornalismo brasileiro, sua voz inconfundível marcou gerações. Sua partida deixa uma lacuna, mas sua trajetória será sempre lembrada. Meus sentimentos aos familiares e amigos. Que ele descanse em paz.”
Bohn Gass, deputado federal (PT-RS)
“Cid Moreira, dono de uma das vozes mais marcantes da história da tv brasileira, acaba de falecer. Tinha 97 anos. Que a família tenha paz.”
Tarcísio Motta, deputado federal (PSOL-RJ)
“Voz marcante e memorável! Desejo força aos amigos, familiares e fãs.”
Rogério Correia, deputado federal (PT-MG)
“Vai em paz Cid Moreira, icônico âncora da TV brasileira, com sua voz incomparável. Uma perda inestimável para o nosso jornalismo. Aos milhões de fãs, parentes e amigos deixo meu fraternal abraço.”
Carla Zambelli, deputada federal (PL-SP)
“A voz mais linda do mundo! Que Deus o receba em sua infinita glória e conforte a família e amigos. Descanse em paz, Cid Moreira 🤍”
Cid Moreira
Acervo TV Globo

Mais Notícias