19 de janeiro de 2025

Lula, Pimenta e Eduardo Leite se solidarizam com familiares de vítimas de incêndio em pousada com 10 mortos no RS

Autoridades utilizaram as redes sociais para manifestar pesar pelo ocorrido. ‘Minha solidariedade às famílias e aos amigos que perderam seus entes’, escreveu o presidente. Incêndio de grandes proporções atinge prédio no centro de Porto Alegre
Autoridades políticas se solidarizaram com familiares das vítimas do incêndio que atingiu uma pousada na madrugada desta sexta-feira (26) em Porto Alegre e deixou 10 mortos. Em publicações nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal, Paulo Pimenta, e o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), manifestaram pesar pelo ocorrido.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O presidente Lula escreveu que recebeu com “tristeza e preocupação” a informação a respeito do incêndio no local. “Minha solidariedade às famílias e aos amigos que perderam seus entes”, acrescentou.
Manifestação do presidente Lula sobre incêndio em pousada no RS
Reprodução/X
“Triste maneira de começar o dia”, postou o ministro Paulo Pimenta. “Lamento o ocorrido e presto minha solidariedade às famílias e aos amigos das vítimas”, acrescentou.
Manifestação do ministro Paulo Pimenta sobre incêndio em pousada no RS
Reprodução/X
Eduardo Leite afirmou que o incêndio “nos consterna profundamente”. Leite disse ainda que o governo está mobilizado “no rescaldo dessa tragédia e na identificação das causas das chamas”.
Manifestação do governador Eduardo Leite sobre incêndio em pousada no RS
Reprodução/X
O incêndio
A pousada fica na Avenida Farrapos, entre as ruas Garibaldi e Barros Cassal, no sentido Centro-bairro. Os bombeiros foram ao local para combater o incêndio por volta das 2h. O fogo foi controlado por volta das 5h. No primeiro andar do prédio, foram encontradas duas vítimas. No segundo, cinco. Já no terceiro, outras três.
VÍDEO: incêndio mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre
‘Acho que a minha irmã não conseguiu sair’, diz sobrevivente
Sobrevivente se atirou do 3º andar para escapar, diz testemunha
‘Hipótese de incêndio criminoso’, diz Defesa Civil
Nove pessoas foram resgatadas. Elas precisaram de atendimento médico e foram levadas pelos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para os hospitais de Pronto-Socorro e Cristo Redentor.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seis estão no Hospital de Pronto-Socorro: o estado de saúde de quatro delas é grave, sendo que duas delas estão entubadas, uma passa por cirurgia e outra recebe atendimento por ter inalado fumaça.
Já no Hospital Cristo Redentor, estão três pacientes: uma está com 20% do corpo queimado, outra machucou o tornozelo e, por fim, há uma sobre a qual informações não foram divulgadas.
Local onde ocorreu o incêndio que matou 10 pessoas no centro de Porto Alegre (RS)
MIGUEL NORONHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
O local recebia pessoas em situação de vulnerabilidade social, segundo a Prefeitura de Porto Alegre. Estavam no espaço, que é privado, 30 pessoas, sendo que as estadias de 16 delas eram mantidas com dinheiro público.
Os bombeiros divulgaram que o espaço funcionava de forma irregular.
Infográfico mostra local da pousada que foi atingida por incêndio em Porto Alegre
g1

Mais Notícias