25 de janeiro de 2025

Lula recebe prefeitos e endossa candidatura Rio-Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031


O COB tem até o dia 31 de janeiro para apresentar a candidatura brasileira à entidade continental. Escolha da sede está prevista para ocorrer em agosto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (24), os prefeitos Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Rodrigo Neves, de Niterói, para debater a candidatura conjunta das duas cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.
Na semana passada, Rio e Niterói apresentaram um dossiê para formalizar a candidatura conjunta. O documento foi entregue ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) em cerimônia realizada no centro de treinamento Time Brasil, no Rio.
Eduardo Paes assina dossiê da candidatura do Rio e Niterói para sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031
Reprodução/RJ2
Após a reunião desta sexta-feira no Palácio do Planalto, Neves mostrou à imprensa uma carta assinada por Lula, que será enviada ao presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports).
“O presidente ressaltou que a gente já tem quase 80% da infraestrutura pronta pra realizar os Jogos Pan-Americanos no Rio e em Niterói. E também ressaltou a importância de fazer esse evento conjuntamente, porque isso reflete uma tendência dos eventos esportivos internacionais, porque torna o evento mais sustentável”, disse o prefeito de Niterói.
A escolha da sede pan-americana será anunciada em agosto, no Paraguai.
Rio e Niterói trabalham em conjunto pela candidatura para sediar os jogos. Por determinação da Panam Sports, organizadora do Pan, cada país só pode apresentar uma candidatura. A cidade de São Paulo, que também buscava uma vaga, desistiu da candidatura na última quinta-feira (16).
Candidatura competitiva
O prefeito Eduardo Paes afirmou que acredita que a candidatura conjunta larga com vantagem por ter uma infraestrutura estabelecida em razão dos eventos esportivos anteriores.
“Acho que a gente com o apoio do presidente da República sai amplamente favorito para essa disputa. A gente sabe que o presidente Lula é o melhor cabo eleitoral que nós temos para essa disputa”, disse o prefeito do Rio de Janeiro.
Segundo ele, as cidades propõem, entre outras medidas de desenvolvimento para receber a competição, a realização das obras de ampliação da a Linha 3 do metrô, que ligaria a capital Fluminense à Niterói e, posteriormente, à São Gonçalo e Itaboraí.
Questionado sobre como funcionaria a divisão das competições entre as duas cidades, o prefeito do Rio destacou que a proposta é dividir “meio a meio”. Segundo ele, muitas atividades podem ocorrer em Niterói.
Além disso, o projeto prevê que a Vila dos Atletas fique na região portuária, como parte do projeto de revitalização da área.
Além do Brasil, a cidade de Assunção, no Paraguai, também concorre para sediar a competição daqui a seis anos.
A capital do Paraguai sofreu uma derrota nas eleições dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Lima, no Peru, foi escolhida para sediar o evento. Agora, Assunção seguirá na disputa, mas para a outra edição do Pan, em 2031.

Mais Notícias