Produto é aguardado por indústria que tem projetos de venda de combustível que não polui na produção nem durante o consumo. Lula – Porto do Pecém
Thiago Gadelha/SVM
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda no Ceará nesta sexta-feira (2) para anunciar investimentos no e sancionar a lei que regulamenta a produção de hidrogênio verde. O Ceará tem se destacado pela criação de um ambiente favorável para o mercado de H2V, nome técnico do hidrogênio verde.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O marco já foi aprovado pelo Congresso Nacional e é aguardado por investidores interessados na venda do combustível limpo, que não produz poluição quando é fabricado nem quando é consumido.
Atualmente, o Ceará conta com seis pré-contratos assinados e 37 memorandos de entendimento firmados com empresas nacionais e internacionais. Estas empresas têm planos de integrar o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, localizado no Complexo do Pecém, onde o presidente Lula participa do evento.
Com a sanção da nova lei pelo presidente Lula, espera-se que o Brasil dê um passo rumo à transição energética, posicionando-se como um protagonista global no mercado de hidrogênio verde.
À tarde, em Fortaleza, Lula participa de evento com o ministro da Educação, Camilo Santana, para anunciar ampliação do programa Pé de Meia, que garante incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público.
No sábado, o presidente participa da convenção partidária de Evandro Leitão, que será lançado como candidato à Prefeitura de Fortaleza.
Modalidades de produção de energia a partir do hidrogênio
Arte g1
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: