Município mantém liderança no Estado em produção de grãos e na criação de gado confinado. Início da colheita de grãos marca expectativa de crescimento da agroindústria em Macaé
Secom
Principal produtor de grãos no Estado do Rio de Janeiro, com destaque também na criação de gado confinado, Macaé já está pronta para o início da temporada de colheita.
Com a expectativa de aumentar o volume de sacas itens como milho, feijão, arroz e soja registrados em 2024, produtores rurais do município contam com o apoio do governo municipal para elevar o potencial de produtividade por hectare, atendendo a demanda crescente do agronegócio no Estado.
O incentivo a produção rural é uma estratégia criada pelo município para diversificar a economia da cidade, elevando o potencial de uma atividade que está se modernizando, atraindo mais investimentos. Hoje, o grão plantado em Macaé, assim como a carne do gado criado em fazendas da cidade, tem o potencial de alcançar o mercado nacional e também a exportação.
Responsável por 60% da produção de grãos em Macaé, a Fazenda Saudade é um polo também de desenvolvimento de aprimoramento e de tecnologia que elevam o potencial do plantio de mudas por hectare.
A expertise obtida na área permite Macaé a disputar a instalação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, um projeto em análise no governo federal que aponta o potencial do município em ser polo para produção de insumos necessários à expansão da agroindústria nacional.
A Fazenda registra a produção de nove mil toneladas por ano, entre soja, milho, silagem (milho compactado para ração), feijão e arroz. Em 2024, a cerca de 1.200 toneladas foram exportadas para a China, através do porto de Santos (SP).