Apesar de admitir que a ameaça de atentados terrorista existe, o presidente da França tentou tranquilizar a opinião pública e voltou a dizer que o país vai conseguir realizar a festa no Rio Sena. Presidente da França, Emmanuel Macron apresenta planos alternativos para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olimpícos
A quase 100 dias das Olimpíadas, o presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou que existe um plano B para o início dos Jogos.
A cerimônia de abertura, que será realizada fora de um estádio pela primeira vez na história, é a maior preocupação para os Jogos Olímpicos de Paris. As delegações de atletas vão desfilar em barcos por um trecho de 6km do Sena e 326 mil pessoas estarão nas margens do rio.
Nesta segunda-feira (15), durante uma entrevista a um canal de TV, o presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou quais são os planos de contingência em caso de ameaça terrorista. E disse que eles já estão sendo preparados.
A primeira alternativa é limitar a cerimônia aos jardins do Trocadero. No projeto inicial, ela já terminaria na enorme praça diante da Torre Eiffel. Com isso, não haveria mais a passagem de barcos pelo rio. A segunda possibilidade é transferir a cerimônia para o Stade de France, maior estádio do país, localizado na região metropolitana de Paris.
Apesar de admitir que a ameaça de atentados terrorista existe, Emmanuel Macron tentou tranquilizar a opinião pública e voltou a dizer que a França vai conseguir realizar a festa no Rio Sena.
A declaração desta segunda foi feita em uma semana importante para as olimpíadas de Paris. Nesta quarta-feira (17), faltarão apenas 100 dias para a abertura dos Jogos. No Trocadero, as obras começaram e a prefeitura interditou o espaço. Enquanto o Stade de France já está recebendo a pista de atletismo. Ela será roxa, uma cor inédita.
Alain Blondel, ex-atleta do decatlo e diretor esportivo dos Jogos, explicou que a ideia foi fugir do comum e que o roxo também faz parte da identidade visual dos jogos. De acordo com os testes realizados, os tons de violeta vão ajudar a destacar os atletas na pista, além de gerar uma sensação de conforto.
A velocidade também será uma característica importante. Ela foi feita com o mesmo material da pista de Tóquio, onde atletas quebraram três recordes mundiais em 2021.
A instalação da pista vai terminar no fim de maio. E aí ela já estará pronta para receber as competições do atletismo nos Jogos Olímpicos que, no estádio, vão começar no dia 2 de agosto, uma semana depois da cerimônia de abertura.
Só que o Stade de France já vai ser utilizado dois diante da abertura, na estreia da seleção de Rugby de 7 da França. Essa data pode sofrer alterações se o estádio sediar a cerimônia de abertura.
LEIA TAMBÉM
Contagem regressiva: a jornada intensa dos atletas brasileiros rumo às Olimpíadas de Paris
Paris 2024: Emmanuel Macron encara a segurança como maior desafio das Olimpíadas
Preços de hospedagens disparam em Paris para as Olimpíadas de 2024