Resgate ocorreu na manhã desta terça-feira (20) durante a Operação Salvaguarda e foi registrado em vídeo. Polícia resgata bebê usado pela mãe para pagar dívida com traficantes em Manaus
Um bebê de apenas 20 dias, resgatado após ser usado como pagamento de uma dívida com traficantes em Manaus, teve o certidão de óbito falsificado pela própria mãe, segundo a Polícia Civil. O resgate ocorreu na manhã desta terça-feira (20) durante a Operação Salvaguarda e foi registrado em vídeo. Assista acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A operação resultou no cumprimento de cinco mandados, incluindo dois de prisão temporária e três de busca e apreensão. Duas irmãs, de 22 e 24 anos, foram presas por suspeita de envolvimento no esquema criminoso.
A mãe biológica da criança utilizou documentos falsificados para dar entrada em uma maternidade pública e, após o parto, forjou o atestado de óbito, alegando à família que o bebê havia morrido logo após o nascimento.
Operação resgata bebê de apenas 20 dias usado para quitar dívida com o tráfico de drogas em Manaus.
Divulgação/PC-AM
O recém-nascido, ainda não registrado, foi encontrado em uma casa na Zona Norte de Manaus, onde a polícia também apreendeu porções de drogas.
A investigação, que começou há cerca de 10 dias, revelou que a mãe biológica, de 19 anos e dependente química, entregou o bebê para quitar uma dívida com o tráfico. Ela tentou recuperar o recém-nascido, mas as mulheres não só recusaram devolver a criança como também ameaçaram a mãe e sua família.
As suspeitas enfrentarão acusações de tráfico de pessoas e falsificação de documentos públicos, e uma delas já possui antecedentes por tráfico de drogas. Ambas estão à disposição da Justiça.
A mãe da criança também será responsabilizada por tráfico de drogas e falsidade ideológica.