16 de janeiro de 2025

Maior evento científico da América Latina ocorre em Belém com presença de ministros e vencedor do prêmio Nobel

Evento é aberto a todo o público e as inscrições são necessárias apenas para quem deseja receber certificado de participação da programação científica. Cidade de Belém do Pará capital paraense Baía do Guajará rio orla vista aérea metrópole da amazônia
Oswaldo Forte – Agência Belém
Belém receberá de 7 a 13 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), uma semana repleta de descobertas, debates e muita ciência durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Considerado o maior evento de Ciência da América Latina, o encontro é gratuito e aberto a todos. A cerimônia de abertura será no dia 7 de julho, no Theatro da Paz.
Para o público interessado em receber certificado de participação, as inscrições seguem abertas até 12 de julho, por meio deste site.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém, Pará, recebe maior evento científico da América Latina.
Acervo UFPA
Ministros de cinco pastas do Governo Federal já confirmaram presença: Ciência, Tecnologia e Inovação (Luciana Santos), Saúde (Nísia Trindade), Meio Ambiente (Marina Silva), Planejamento e Orçamento (Simone Tebet) e Educação (Camilo Santana).
O Nobel da Paz, pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), Philip Martin Fearnside, também está entre os nomes confirmados.
A reunião da SBPC reunirá cientistas renomados do Brasil e do exterior, professores, estudantes, autoridades e visitantes para debater os avanços da Ciência em oficinas, mesas-redondas, minicursos, exposições, mostra de feiras e museus itinerantes.
Programação
Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento traz na programação mais de 286 atividades presenciais e virtuais.
No dia 8 de julho, 250 crianças serão trazidas ao evento diretamente da região das ilhas, aportando no píer do campus Guamá da UFPA. Ao todo, 36 barcos escolares, em cortejo, conduzirão alunos e professores das ilhas e áreas ribeirinhas.
Outra novidade é que os participantes poderão degustar a culinária paraense no “Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar”. Na tenda será possível, além de provar a comida regional, conhecer um pouco da história e das tradições que estão por trás de alguns preparos.
No dia 13 de julho, sábado, ocorrerá mais uma edição do Dia da Família na Ciência. Os participantes terão a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experiências científicas e ter suas questões respondidas por cientistas.
Festa da Ciência
Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde 1949, a entidade realiza, ininterruptamente, as Reuniões Anuais, com o objetivo de difundir para toda a população os avanços da Ciência nacional nas diversas áreas do conhecimento.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Mais Notícias