22 de setembro de 2024

Maior fazenda vertical urbana da América Latina está localizada no Centro SP; veja ideia e vantagens em relação ao campo

O Globo Repórter desta sexta-feira (5) foi até um galpão, na região da Vila Leopoldina, em São Paulo para conhecer uma “fazenda diferente”, que tem como foco o cultivo em um ambiente controlado. Maior fazenda vertical urbana da América Latina está localizada no Centro SP
Plantar e colher vai continuar sendo a base da alimentação por muito tempo, mas o jeito de fazer isso está mudando.
O Globo Repórter desta sexta-feira (5) foi até um galpão, na região da Vila Leopoldina, em São Paulo para conhecer uma “fazenda diferente”, que tem como foco o cultivo em um ambiente controlado.
A ideia foi de três amigos engenheiros, Geraldo Maia e os gêmeos Mateus Delalibera e Rafael Delalibera. Tudo começou como um hobby e, agora, eles construíram a maior fazenda vertical urbana da América Latina.
Questionados, os engenheiros revelam se esperavam chegar tão longe.
“Assim, no início, começou de forma mais despretensiosa. A gente tomou conhecimento sobre esse tipo de produção, em ambiente controlado, vendo vídeo na internet, de produção exterior”, conta Rafael.
Maior fazenda vertical urbana da América Latina está localizada no Centro SP
Reprodução/TV Globo
Importância das cores
Na Pink Farms, a luz rosa tem uma função essencial na produção. Ela se mistura com o azul e o vermelho, cores que estimulam a fotossíntese. Essa tecnologia cria o ambiente ideal para as plantas.
O foco são as hortaliças, mas também são cultivadas cinco tipos de alfaces e 10 tipos de micro verdes. Ricas em vitaminas e proteína vegetal, elas são uma opção ao consumo de proteína animal.
“Até o final do ano de 2024, nós teremos mais de 80 tipos de plantas sendo produzidas”, destaca Geraldo Maia.
Maior fazenda vertical urbana da América Latina está localizada no Centro SP
Reprodução/TV Globo
Vantagens em relação ao campo
A ideia das fazendas verticais nasceu na Holanda no século 19. O criador da Pink Farms ressalta que essa tecnologia oferece uma grande vantagem em relação ao campo.
“Para o mesmo quilo produzido a gente precisa de 400 vezes menos área, precisa de 95% a menos de água, 60% menos fertilizantes. Nós não usamos defensivos, os agrotóxicos”, diz Geraldo.
Maior fazenda vertical urbana da América Latina está localizada no Centro SP
Reprodução/TV Globo
Enquanto no campo, os agricultores enfrentam desafios climáticos que podem afetar na produção e no preço dos alimentos, as fazendas verticais garantem um fornecimento constante, independentemente das condições externas.
“Independente se existe tempestade lá fora, se está chovendo, se está nublado. Pessoas que nesse momento de preços mais altos não conseguem comprar. Eles vão ter sempre acesso a esse alimento”, afirma Geraldo.
Maior fazenda vertical urbana da América Latina está localizada no Centro SP
Reprodução/TV Globo
Como garantir comida para todos? Ideias inovadoras pelo Brasil ajudam na produção de alimentos e no combate à fome
Além disso, a colheita é feita de forma precisa todos os dias, garantindo alimentos frescos e de qualidade.
“Isso aqui, na verdade, a gente chama de fazenda, mas é praticamente uma indústria de produção, então todos os dias nós temos colheitas e é uma colheita extremamente precisa”, completa o engenheiro.
Plantar e colher em vertical: como ideia ajuda no deslocamento
Essa iniciativa ainda tem a proposta de resolver as questões de desperdício de alimentos com o longo deslocamento entre as cidades.
“No futuro a gente imagina que toda a cidade vai ter a sua própria produção, que consegue trazer esse fator de frescor e de qualidade”, afirma o engenheiro Rafael Delalibera.
Maior fazenda vertical urbana da América Latina está localizada no Centro SP
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Globo Repórter – Alimentação e combate à fome – parte 1 – 05/04/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A

Mais Notícias