Distribuidores abastecem floriculturas, pequenos mercados, decoradores e lojista em todo o país, fazendo uma ponte entre os produtores e o consumidor final. Veiling Market espera aumento de 20% nas negociações com grandes compradores
A Cooperativa Veiling de Holambra (SP), que reúne os maiores produtores de flores e plantas do Brasil, estima um aumento de 20% nas negociações com grandes compradores, como supermercados, atacadistas, centrais de abastecimento e distribuidores, na edição deste ano da feira de negócios.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A 27ª “Veiling Market” acontece nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22) em Santo Antônio de Posse (SP) e conta com 166 produtores de flores e plantas ornamentais. Cores vibrantes, flor que lembra ‘pata de gato’ e plantas para pets estão entre as novidades da feira.
Aumento nas vendas
Segundo a cooperativa, os grandes compradores são importantes porque abastecem floriculturas, pequenos mercados, decoradores e lojista em todo o país, fazendo uma ponte entre os produtores e o consumidor final, além de ampliar a base de clientes da Veiling.
“Existe o crescimento nos clientes atuais e existe o crescimento em novos clientes. Uma rede de supermercados, por exemplo, ela abre uma loja nova e, com isso, um ponto de venda a mais. Então, isso representa um aumento dos pontos de venda na base de clientes que nós temos”, explicou Jorge Possato, CEO da Coperativa Veiling Holambra.
Feira de negócios em Santo Antônio de Posse reúne produtores e empresários.
Reprodução/EPTV
Grandes compradores
Grandes compradores aproveitam a feira de negócios para garantir estoque para os próximos 12 meses e, principalmente, para datas importantes para o setor, como o Dia das Mães.
“Quando a gente vem na feira a gente tem um contato direto com os produtores para garantir qualidade, principalmente, o preço. Fechando o contrato, você consegue garantir o preço ao cliente final o ano inteiro”, afirmou Jonatha Moreno, comprador de uma empresa do Mato Grosso do Sul.
Os supermercados também são clientes importantes da feira. Segundo Rodrigo Machado, diretor comercial de uma importante rede atacadista, as vendas no setor de floricultura cresceram 20% em 2023.
“A gente procura integrar as plantas e as flores junto com frutas, verduras e legumes. São produtos vivos ei sso traz uma experiência de compra muito agradável para o cliente. Além disso, tem a questão da conveniência: o consumidor está dentro do supermercado e tem a comodidade de escolher uma variedade excepcional de orquídeas, de flores, de plantas de todos os tipos”, explicou Machado.
Dia das mães
Lançamentos de plantas e flores que serão apresentados na maior feira de floricultura do Brasil, em Santo Antônio de Posse (SP), a partir desta quinta (21)
Arte/g1
A projeção é que os expositores negociem até 80% de seus produtos para o Dia das Mães, principal data do setor, além de já fecharem acordos visando o Dia dos Namorados.
“Há um grande volume para o Dia das Mães, mas produtores reservam até 30% para o leilão diário. Eles também aproveitam para fazer negócios antecipados para o Dia dos Namorados. Como a data no Brasil cai no inverno, época em que a produção cai, já conseguem garantir negócios”, explica Thamara D’Angieri, gerente de marketing do Veiling.
🌷🌵🌿 Lançamentos
Gérberas Joybera, uma variedade da flor em vaso que apresenta cores mais intensas e vibrantes
Divulgação/Veiling Market
A Veiling Market marca o lançamento de produtos para o ano voltado a representantes do setor antes das apresentações em feiras voltadas para os consumidores, como a Expoflora, e permite que eles se abasteçam com as flores e plantas que chegam ao mercado.
Entre os destaques para este ano estão as gérberas Joybera, uma variedade da flor em vaso que apresenta, além de uma quantidade maior de botões e flores, cores mais intensas e vibrantes.
“A gérbera retomou com tudo. Há dez anos teve uma queda, acabou sendo substituida por outras variedades, mas voltou com tudo na Europa no ano passado, com melhoramento genético e uma pegada mais alegre, mais divertida”, explica Thamara.
Outro destaque é a Vime Salix Discolos, uma planta da mesma família dos salgueiros que chama atenção pelas flores felpudas que surgem pelos ramos, e que lembram “patas de gatinhos”, e com alta durabilidade. Seu foco é o mercado de decoração, em especial os designers de interiores.
Lançamento com foco para decoração, o Vime Salix Discolos chama atenção pelas flores felpudas que lembram “patas de gatinhos”
Divulgação/Veiling Market
🌹 Famosas e ‘queridas’
O mercado de flores sempre buscar inovar e apresentar variedades e melhorias em produtos que já são queridos dos públicos. Como são as novas versões de rosas, como a Steffi, e de cravos, mais resistentes e com cores mais atraentes.
Além disso, há todo um melhoramento para atender uma gama de consumidores que ganhou força durante a pandemia da Covid-19, que buscam melhorar e alegrar os espaços de convívio e trabalho, tornado-os mais aconchegantes.
Cravo Grenenshot, nova variedade que será apresentada na maior feira de plantas e flores do Brasil
Divulgação/Veiling Market
Nesse conceito, entre as novidades estão novas variedades de aglaonema, com maior durabilidade e novas cores.
“É uma planta que não é tão difícil de cuidar. Não suporta o sol direto, então é bom para ter dentro de casa, trazem referências de casas de vó, de aconchego, que carregam memórias afetivas”, explica Thamara.
🤳🏼 Bomba na internet
Uma das novidades deste ano é a Monstera Thai Contelation, uma nova variadade da planta conhecida como costela-de-adão, e que virou febre nos últimos anos – há, inclusive, uma trend com a hastag #monsteramonday, em que colecionadores compartilham e estimulam a plantação.
Variedade da planta conhecida como costela-de-adão, a Monstera Thai Contelation será apresentada na 27ª Veiling Market
Divulgação/Veiling Market
🐶🐱 Para pets
Entre as novidades da Veiling Market estão quatro plantas ornamentais exclusivas para os pets, todas comestíveis e com certificação de produto orgânico. São elas a Nepeta Cataria, Aveia, Zea Mays e Milho Aveia Milheto.
“São produtos comestíveis, sem uso de agrotóxico, que entraram no mix para serem vendidos no Veiling. Chegam para reforçar o conceito de urban jungle que segue bem forte”, explica Thamara.
Serviço
27ª Veiling Market
Data: 21 e 22 de março
Horário: quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta, das 8h às 16h
Local: Cooperativa Veiling Holambra, Rodovia SP-107, km 27 – Santo Antônio de Posse
Inscrições: gratuitas pelo site
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas