4 de janeiro de 2025

Maiores cidades reelegeram prefeitos, só um candidato à prefeitura e mais mulheres nas câmaras: os fatos políticos de 2024 que marcaram a região de Itapetininga


Durante a retrospectiva 2024, relembre as reportagens que marcaram o ano de eleições municipais na região. O ano de 2024 foi marcado pelas eleições municipais em todo o país. Mais de 200 mil eleitores vão às urnas neste domingo (6) em Itapetininga e Tatuí (SP), duas das principais cidades da região. Nos dois municípios os atuais chefes do executivo foram reeleitos. Nenhuma, das 53 cidades da área de cobertura da TV TEM Itapetininga tem 2° turno.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Jeferson Brun é reeleito prefeito de Itapetininga

Jeferson Brun (Republicanos) é reeleito prefeito de Itapetininga (SP).
Reprodução/TV TEM
Jeferson Brun (REPUBLICANOS) recebeu 50.589 votos, o que corresponde a 64,46% dos votos válidos. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por volta das 19h30. No dia 06 de outubro. A vice-prefeita será Nêta Bueno.
Milton Júnior da Rádio (PL) recebeu 20.944 votos (26,69%%) e ficou em segundo lugar;
Paula Granato (PV) ficou em terceiro lugar, com 5.734 votos (7,31%);
Osmar Thibes (PSDB) ficou na quarta posição, com 1.209 votos (1,54%%).
Do total de 78.476 votos válidos, 3.455 (4,02%) foram brancos e 3.956 (4,61%) nulos.
Professor Miguel é reeleito prefeito de Tatuí
Professor Miguel (PSD) é reeleito prefeito de Tatuí.
Divulgação
Professor Miguel (PSD) foi reeleito prefeito de Tatuí (SP) nas Eleições Municipais 2024. O candidato recebeu 24.554 votos, o que corresponde a 41,86% dos votos válidos. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por volta das 19h.
Alessandra Gonzaga (PP) recebeu 24.106 votos (41,09%) e ficou em segundo lugar;
Eduardo Sallum (PT) ficou em terceiro lugar, com 9.348 votos (15,93 %);
Rogério Milagre (PMN) ficou na quarta posição, com 656 votos (1,12%).
Do total de 58.664 votos válidos, 3.940 (6,02%) foram nulos e 2.841 (4,34%) em branco. O vice prefeito será Marquinho da Santa Casa.
Mais mulheres nas câmaras
Câmara Municipal de Tatuí.
Divulgação/Câmara Municipal
O número de mulheres eleitas para as Câmaras de Itapetininga (SP) e Tatuí (SP) nas eleições municipais de 2024 cresceu em relação ao pleito de 2020. Em Itapetininga, a partir de janeiro de 2025, sete vereadoras vão assumir uma cadeira no Legislativo. Em Tatuí, serão cinco representantes femininas na Casa de Leis.
Em Itapetininga, além das reeleições de Marina Nalesso (PL), que foi a terceira mais votada na cidade, Denise Franci (SOLIDARIEDADE), Cris Cardena (PSD) e Catarina Nanini da Guarda (REPUBLICANOS), a Câmara terá novos nomes como o de Júlia Nery (PSD), Christiane Siqueira (REPUBLICANOS) e o da Delegada Júlia Nunes (PSD), a mulher mais votada da história de Itapetininga, com 3.194 votos.
A Câmara de Tatuí terá cinco mulheres na próxima Legislatura, sendo três delas reeleitas: Cintia Yamamoto Soares (PP), Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD) e Gabriela Xavier Mendes Coito (PODEMOS). Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD) retorna à Câmara, tendo atuado como vereadora anteriormente na Legislatura 2013-2016. Já Elaine Leite de Camargo Miranda (PL) foi eleita para o primeiro mandato.
Representatividade na política
Vereadora reeleita Fernanda Carrara (PSB), de Piraju (SP), recebeu o dobro de votos desde as últimas eleições
Facebook/Reprodução
Com o dobro de votos recebidos em 2020, Fernanda Carrara (PSB), mulher trans, foi reeleita em Piraju, no interior de São Paulo. A vereadora recebeu 884 votos (6,03%) que, segundo ela, equivalem a praticamente o dobro da quantia de votos que recebeu quatro anos atrás.
Fernanda foi a segunda candidata mais votada da cidade, ficando atrás de Erico Tavares (PSDB) por apenas 15 votos. No total, 11 vereadores ocupam a Câmara Municipal de Piraju.
Ao g1, a vereadora conta que entre as pautas que defende está a luta contra todos os tipos de preconceito e as necessidades dos cidadão pirajuenses como acesso à saúde pública de qualidade, educação, emprego e renda, cultura, esporte e lazer.
Apenas um candidato a prefeito
Eleitores de três cidades vão tiveram apenas uma opção de voto à prefeitura nas eleições municipais
Reprodução/TV Globo
Eleitores de três cidades da região de Itapetininga (SP) tiveram apenas uma opção de voto para as prefeituras nas eleições municipais em outubro. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os municípios de Alambari (SP), Jumirim (SP) e Ribeirão Grande (SP) têm somente um candidato ao cargo de prefeito cada.

Outro ponto em comum nessas cidades é que os candidatos únicos à prefeitura já eram conhecidos dos eleitores. Isso porque, nos três municípios, os únicos candidatos a chefes do Executivo eram os atuais prefeitos, que tentavam a reeleição.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias