12 de fevereiro de 2025

Mais de 100 escolas de Macapá e Santana terão botão de alerta para acionar polícia


Projeto ‘Escola Segura’ também terá policiamento reforçado na volta às aulas na região metropolitana de Macapá. Projeto Escola Segura, no Amapá
Evandro Vilhena/Seed
Botões de alerta serão instalados em 101 escolas de Macapá e Santana através do projeto ‘Escola Segura’, que começa a funcionar no retorno do ano letivo da rede estadual do Amapá, marcado para esta quarta-feira (12). De acordo com o governo do Estado, o policiamento também será reforçado com mais de 40 militares.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Os botões de alerta poderão ser acionados pelos diretores em caso de ocorrências que necessitem da presença da polícia, como casos de violência e bullying.
Quando o botão é acionado, a escola envia um alerta ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), que por sua vez, envia uma viatura até a instituição. O governo informou que ficarão à disposição 41 policiais e 11 veículos.
Projeto escola segura: mais de 100 escolas recebem reforço na segurança
Em setembro do ano passado a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que obriga as escolas a instalarem um “botão do pânico”. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) coloca o Brasil entre os de índices mais altos do mundo no ranking das agressões contra professores.
LEIA MAIS:
Macapá lança Botão de Alerta Escolar para acionar emergência da GCM
Combate à violência nas escolas
Projeto Escola Segura, no Amapá
Evandro Vilhena/Seed
O projeto integra o programa “Saúde e Combate à Violência nas Escolas”, lançado pelo governo do Amapá. A iniciativa inclui ainda consultas psicológicas gratuitas aos estudantes, campanhas educativas e rodas de conversa com a comunidade escolar como forma de manter os índices de paz e não violência no estado. 
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias