17 de outubro de 2024

Mais de 150 opções gastronômicas dão um show de sabor à Oktoberfest

Batata recheada é um pratos preferidos dos visitantes, que podem se deliciar com a culinária alemã com um toque de brasilidade Não só de cerveja vive a Oktoberfest! A culinária é um grande atrativo da festa. E, este ano, quem passar pelo Parque Vila Germânica vai poder escolher entre mais de 150 opções deliciosas.
Embora o chope seja um dos grandes protagonistas da Oktoberfest, a gastronomia típica alemã também tem um papel fundamental na festa. Quem visita a Oktoberfest de Blumenau tem a oportunidade de experimentar pratos deliciosos que remetem à culinária da Baviera e de outras regiões da Alemanha.
O eisbein (joelho de porco), é sempre um sucesso entre os frequentadores. Assim como as salsichas, o spätzle e as deliciosas cucas. Ah, e tem até opções veganas, e pratos sem glúten e sem lactose, para ninguém ficar de fora!
Com o passar dos anos, o cardápio da festa incorporou algumas influências da culinária brasileira, especialmente no uso de ingredientes locais. Hoje, é possível encontrar pratos que misturam tradições alemãs com ingredientes regionais, criando sabores únicos que só a Oktoberfest tem.
Batata recheada com linguiça Blumenau, um clássico da festa
Entre as mais de cem opções de pratos que dão sabor à Oktoberfest, alguns se tornaram os “queridinhos” do público. A batata recheada com linguiça Blumenau é um deles.
A batata é um dos principais ingredientes da culinária alemã e serve de base para muitos preparos. Ela está para os alemães como o arroz com feijão está para nós, brasileiros.
Muito versátil, a batata combina com diferentes tipos de carnes, com queijos e com muitos molhos. É um coringa na cozinha.
Nesta versão, o legume é assado e recheado com a brasileiríssima linguiça Blumenau, nata e requeijão, que trazem uma cremosidade e completam o sabor do prato.
Rafa Steinbach tentou reproduzir a receita, e acabou desistindo…
SABORES DA OKTOBER – Receita de batata recheada
… mas se você tiver mais talento na cozinha que o apresentador da Atlântida e quiser tentar em sua casa, é só seguir a receita.
Você vai precisar de:
uma batata inglesa grande;
50 gramas de requeijão;
50 gramas de nata fresca;
meia linguiça Blumenau moída (cerca de 80 gramas);
sal a gosto;
salsinha fresca picada e batata palha para finalizar.
Asse as batatas por cerca de 2 horas em temperatura entre 160°C e 180°C. Enquanto as batatas assam, misture o requeijão e a nata, e leve rapidamente ao fogo até levantar fervura. Refogue a linguiça Blumenau moída e prepare a salsinha picada para finalizar.
Para montar o prato, faça um corte na batata e amasse levemente o interior, com cuidado para não romper muito a casca. Tempere com um pouco de sal. Coloque o requeijão cremoso por cima, em seguida adicione a linguiça Blumenau refogada. Finalize com salsinha e batata palha para dar um toque crocante.
Observação: Na receita original da Oktoberfest, o prato é feito somente com requeijão.
Linguiça Blumenau ou linguiça Pomerode?
A história da linguiça Blumenau tem suas origens em 1900, quando imigrantes alemães chegaram à região que viria a se tornar Pomerode. Além do sonho de recomeçar a vida, os colonos trouxeram o conhecimento sobre a produção de embutidos de alta qualidade.
Os alemães já dominavam a técnica de charcutaria, essencial para a conservação prolongada de carnes, e era comum o uso de defumadores nas casas.
Com a chegada dos imigrantes alemães ao Vale do Itajaí, a culinária europeia se ajustou às peculiaridades do lugar. E em 1934, uma das receitas tradicionais de linguiça vinda com os imigrantes foi adaptada para se adequar aos ingredientes e às condições climáticas locais. Assim nasceu a linguiça Blumenau, um embutido defumado, feito a partir de paleta e pernil suínos moídos, gordura e temperos.
Embora tenha recebido o nome de Blumenau, sua origem real é Pomerode, cidade vizinha que, na época, fazia parte de Blumenau.
A Oktoberfest é uma verdadeira viagem gastronômica!
Além dos clássicos como o joelho de porco, chucrute e as salsichas, a festa oferece uma variedade de sabores que vão além da culinária alemã. A fusão entre as tradições europeias e os ingredientes locais resulta em pratos únicos e irresistíveis.
A cada edição, a Oktober surpreende com novas opções e combinações, mostrando a versatilidade dos ingredientes e o talento dos cozinheiros, com pratos que combinam e complementam os sabores dos chopes e cervejas da festa.
Confira receitas típicas da maior festa alemã das Américas no especial Viva Oktober no G1.

Mais Notícias