Número foi divulgado em base de apreensões investigadas pela Receita Federal. Alguns dos produtos podem ser destruídos, mas a ideia é reaproveitar materiais para ajudar comunidades carentes. Mais de 2 milhões de maços de cigarros foram apreendidos na região de Sorocaba em 2023
A Receita Federal divulgou um levantamento que mostra a quantidade de produtos falsificados apreendidos em todo o país. Na região de Sorocaba (SP), o número é surpreendente: somente de maços de cigarros, foram mais de 2 milhões apreendidos, totalizando um valor de R$ 10 milhões.
Normalmente, as apreensões são feitas durante operações da Polícia Rodoviária. As equipes passam pelas estradas que ficam nas fronteiras do Brasil com outros países, como a Raposo Tavares (SP-270) e a Castello Branco (SP-280).
Bebidas e produtos eletrônicos também estão na lista de produtos apreendidos
Reprodução/TV TEM
Após a ação, a Receita Federal investiga a origem dos produtos, além dos envolvidos na fabricação, distribuição e comercialização. A legislação brasileira prevê que os envolvidos nas práticas ilegais podem receber multas, enfrentar processos criminais e, até mesmo, ir para a prisão.
Recentemente, foram descobertos três galpões em Sorocaba que falsificavam cervejas. Os suspeitos utilizavam garrafas de marcas desconhecidas e trocavam as tampas e rótulos famosos.
Para comunidades carentes
Em muitos dos casos, parte dos produtos é destruída, mas eles também podem ser um aliado crucial na ajuda para comunidades carentes.
No ano anterior, mais de 10 toneladas de roupas apreendidas foram distribuídas para povos de dez municípios diferentes, tendo a sua etiqueta de marcas famosas retiradas antes da doação.
Já as bebidas foram transformadas em álcool em gel.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM