27 de fevereiro de 2025

Mais de 20 estudantes da região de Presidente Prudente são selecionados para intercâmbio em países de língua inglesa; veja lista


Os destinos são Austrália, Canadá e Reino Unido. Nota do Saresp integra critérios de seleção. Pista do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP)
Sidnei Barros/Prefeitura de Guarulhos
Vinte e dois estudantes da região de Presidente Prudente (SP) foram selecionados para a segunda etapa do Programa Prontos pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), e terão a oportunidade de participar de um intercâmbio cultural no exterior em países de língua inglesa. Os destinos são Austrália, Canadá e Reino Unido.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A iniciativa beneficia alunos da rede pública estadual com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa para uma temporada de três meses de estudos.
Os selecionados participaram de um curso intensivo de inglês oferecido pela Seduc-SP após pré-seleção com base no desempenho do aluno no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).
O programa seleciona 70 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental com as melhores notas na prova do Saresp e alta frequência escolar. Se o participante estiver entre os melhores, ganha acesso a um curso online intensivo de língua inglesa.
Estudantes do Oeste Paulista selecionados para intercâmbio no exterior
O programa é dividido em duas fases:
Fase 1
Idade: ter no mínimo 14 anos.
Histórico escolar: estar matriculado em uma escola da rede pública estadual desde o 6º ano do ensino fundamental.
Autorização: obter autorização do responsável legal para participar do programa.
Matrícula: estar regularmente matriculado no ensino médio, no ano de aplicação da Fase 1, em uma escola da rede pública da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Desempenho acadêmico: não ter sido reprovado no 9º ano do ensino fundamental e ter registrado percentual de acertos igual ou superior a 50% nas avaliações do Saresp.
Frequência escolar: ter uma frequência escolar igual ou superior a 85% no 9º ano do ensino fundamental.
Inscrição: assinar o termo de inscrição com anuência do responsável legal.
Fase 2
Aprovação na Fase 1: ter sido aprovado e cumprir os requisitos da Fase 1 do Programa Prontos pro Mundo.
Continuidade no ensino médio: estar cursando o ensino médio em uma escola da rede pública estadual da Secretaria da Educação.
Desempenho acadêmico: ter obtido uma média igual ou superior a 7,0 nas disciplinas básicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no semestre anterior à seleção.
Frequência escolar: ter uma frequência escolar igual ou superior a 85% no semestre anterior à seleção.
Curso online intensivo de língua inglesa: ter alcançado uma média igual ou superior a 7,0 no curso de idioma no semestre anterior à seleção.
Frequência no curso online intensivo de língua inglesa: ter registrado uma frequência no curso de idioma igual ou superior a 85%.
Idade: não completar 18 anos de idade até o término do intercâmbio educacional internacional e seu retorno ao Brasil.
Autorização: assinar o termo de inscrição com anuência do seu responsável legal.
Ao cumprir todos os requisitos da Fase 2, o aluno dá início ao processo de classificação do programa.
Serão utilizadas as notas do Saresp do 9º ano e as notas do curso de inglês online, que, somadas, darão a pontuação final usada para classificar os 1.000 alunos com pontuação mais alta.
Os 500 alunos selecionados se unem a outros 500 classificados do ano anterior.
A lista de seleção pode ser vista no site.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias