22 de outubro de 2024

Mais de 25 mil famílias da região têm direito à tarifa social na conta da CPFL; veja como ter desconto

Atualização do CadÚnico é essencial para obtenção do benefício, que concede descontos de 10% até 65% nas contas de energia para consumidores de baixa renda. Mais de 25 mil famílias têm direito ao tarifa social na região e não estão cadastradas
Fabio Rodrigues/g1
Mais de 25,5 mil famílias têm direito a tarifa social na conta de energia e não estão cadastradas no sistema da CPFL na região de São Carlos (SP) e Mococa(SP). (Veja abaixo como se cadastrar).
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O benefício proporciona descontos de 10% a 65% a consumidores de baixa renda, e de 10% a 100% famílias indígenas e quilombolas.
A adesão das pessoas ao programa é automática e feita pela própria CPFL. Porém, dados divergentes e desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal podem impedir o recebimento do benefício. 
Na região de São Carlos (SP), que incluiu 16 cidades atendidas pela concessionária, 19.511 mil famílias que têm direito não estão no programa.
Na região de Mococa, incluindo 8 cidades, são 6.008 mil famílias sem acesso ao desconto na conta de luz.
Inscritos no CadÚnico podem ter desconto na conta de luz
Freepik
O diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Gustavo Uemura, explicou que a inclusão é feita pelo cruzamento dos registros dos clientes no sistema da empresa com os do CadÚnico, que concentra os beneficiários dos programas sociais federais.
Para que a identificação dos elegíveis ao desconto seja possível, as informações precisam ser idênticas em ambos os bancos de dados.
“Pode acontecer do nome não estar escrito da mesma forma nas duas plataformas ou o consumidor ter um endereço no cadastro do governo e outro no da CPFL. Essas são algumas das divergências que impedem a inserção imediata do cliente na Tarifa Social”, explicou.  
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A concessionária também busca os clientes que cumprem os requisitos para receber o abatimento nas contas de energia, para que o programa contemple e atinja mais famílias.
Por meio de campanha nas redes sociais, nos canais de atendimento e via e-mail, a empresa divulga os critérios da Tarifa Social e o que é necessário para ser cadastrado de forma automática e passar a receber o benefício.
Quem pode pedir o benefício?
O benefício é concedido a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que atendam aos seguintes critérios:
Renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional;   
Família que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) e necessite fazer tratamento, procedimento médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica;  
Família indígena ou quilombola;  
Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos artigos 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.
Como se cadastrar?
Para se cadastrar no CadÚnico ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. 
Uma vez inscrito no CadÚnico e caso atenda aos critérios, a CPFL faz a adesão automática da pessoa na Tarifa Social e ele passa a receber as contas com o desconto.
É fundamental que as informações do CadÚnico sejam idênticas às da base de dados da companhia. Isso inclui nome completo (sem erros ou abreviações) e números de documentos como CPF, RG e NIS, além do endereço.  
Se a pessoa está inscrito no CadÚnico ou recebe o Benefício de Prestação Continuada (BCP) e ainda não usufrui do benefício da Tarifa Social, o primeiro passo é conferir se os seus dados no sistema do governo são os mesmos informados na conta de energia. 
 Caso contrário, ele deve atualizar ou alterar as informações em um ou ambos os sistemas, conforme a situação.
Famílias que podem ser beneficiadas com a ‘Tarifa Social’ na região
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