25 de dezembro de 2024

Mais de 3 mil mesários devem trabalhar nas eleições 2024 em Governador Valadares

Cidade não terá segundo turno. Eleições acontecem em outubro deste ano para os cargos de prefeito e vereadores. Urna eleitoral
Matheus Guerra/TV Asa Branca
Mais de três mil mesários foram convocados pela Justiça Eleitoral para atuarem nas eleições municipais que acontecem em outubro deste ano, em Governador Valadares . O pleito elege em todo o país novos prefeitos e vereadores.
No total, 3.092 pessoas foram convocadas. Destas, 2.692 estão dentro da quantidade prevista levando em conta o número de seções e zonas eleitorais. Outros 400 também foram chamados para dar apoio fora das seções durante o pleito.
Além de Governador Valadares, as zonas 118ª, 119ª e 318ª também atendem aos municípios de Alpercata, Frei Inocêncio, Mathias Lobato, Marilac e Periquito.
A zona com mais eleitores é a 318, com 75.582 votantes. Em segunda posição vem a 119 com 63.082, seguida da 118 com 59.822 pessoas aptas a votar.
Com 198.486 eleitores, Governador Valadares não terá segundo turno nas eleições municipais deste ano
São 94 locais de votação e 673 seções eleitorais, destas, 291 tem acessibilidade.
De acordo com Tribunal Superior Eleitoral a cidade tem 198.486 eleitores aptos a votar. Destes, 54% mulheres e 46% homens. Com esses números, o município não terá segundo turno, já que para isso é preciso 200 mil mais um eleitores.
O prazo para convocação dos mesários termina no próximo dia 5 de agosto.
Se você se inscreveu ainda não foi convocado, entre em contato com o TRE pelos canais abaixo:
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Envie um e-mail para sua Zona Eleitoral; mande uma mensagem pelo Fale conosco – Canal da pessoa mesária; ou ligue para o Disque-Eleitor – telefones 148 e (31) 2116-3600.
Segundo o TRE, a convocação é feita por WhatsApp e e-mail e, caso esses meios estejam indisponíveis, mediante carta via Correios.
Benefícios de ser mesário
A Justiça Eleitoral oferece beneficios para os voluntários: Eles têm direito a duas folgas para cada dia de treinamento, preparação e trabalho nas eleições, tanto no serviço público como em empresas privadas. Recebem também R$ 60 para auxílio-alimentação.
O trabalho como mesário serve ainda como critério de desempate em concursos públicos, se estiver previsto no edital. Mesários que são estudantes universitários, e a instituição tiver convênio coma Justiça Eleitoral, as horas trabalhadas podem ser lançadas como atividade estracurricular.
O cadastro para ser mesário voluntário fica aberto permanentemente no site do TRE-MG.
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.

Mais Notícias