Número corresponde a rede municipal e estadual. Poá foi a primeira cidade a retomar a rotina escolar em 29 de janeiro. Aulas retornam nesta segunda-feira (3) na rede estadual do Alto Tietê
Pixabay / Reprodução
Mais de 300 mil alunos das redes estadual e municipal do Alto Tietê retornam às aulas a partir desta segunda-feira (3). Poá foi o primeiro município que retormou a rotina escolar. Os mais de 10 mil alunos da rede municipal têm aulas desde 29 de janeiro.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Dos 10 municípios da região, seis voltam às aulas nas escolas municipais entre segunda e sexta-feira (7) (veja os detalhes de cada cidade abaixo).
Guararema e Santa Isabel marcaram o retorno dos alunos para 10 de fevereiro.
Confira as respostas das prefeituras:
Arujá
O g1 fez vários questionamentos a todas as prefeituras do Alto Tietê. Arujá respondeu apenas que as aulas na rede municipal retornam no dia 6 de fevereiro.
Biritiba-Mirim
A Prefeitura informou que as aulas voltam nesta segunda-feira para os mais de 2,9 mil estudantes que estão distribuídos entre as 16 escolas municipais da cidade.
O kit escolar será entregue no 1º dia de aula e é composto por cadernos, lápis, canetas, borrachas, colas, régua, canetinhas hidrográficas, lápis de cor, pincéis, guaches, giz de cera, apontadores, tesoura escolar, estojo, pasta plástica e mochila.
Já o kit uniforme, de acordo com a Prefeitura, será entregue para os alunos que estão entrando este ano na rede, também no primeiro dia de aula. Aos demais alunos, se necessário, haverá reposição.
O kit é composto por calça comprida, blusa manda comprida, camiseta manga curta, camiseta manga longa, bermuda, meias e tênis. Os alunos das creches recebem um body.
De acordo com a Prefeitura, este ano terá a implantação de tempo integral na Escola Maria Tereza de Melo e a mudança de prédio da creche Benedita Lemes Meleiro.
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que as aulas voltam na quinta-feira (6). Cerca de 18.475 alunos serão atendidos. Atualmente, a cidade conta com 49 escolas municipais e 16 unidades conveniadas.
Segundo a Prefeitura, está prevista a distribuição de kits de material escolar para todos os alunos. A aquisição se encontra em processo licitatório e a entrega deve ocorrer no início do ano letivo. Já sobre os uniformes, a Prefeitura informou que aguarda confirmação oficial sobre a distribuição, mas isso se encontra em processo de aquisição .
O kit de material escolar será composto por lápis, caneta, borracha, régua, lápis de cor, cadernos, canetinha, giz de cera, caderno de desenho, cola, massa de modelar, tinta e pincel.
Já o kit de uniforme, a Prefeitura aguarda confirmação oficial sobre a distribuição, que segundo eles, se encontra em processo de aquisição.
Guararema
A Prefeitura de Guararema informou que as aulas na rede municipal serão retomadas em 10 de fevereiro. No total, a rede tem cerca de 4 mil alunos distribuídos em 26 escolas.
Segundo a Prefeitura, os kits de material escolar, uniforme e do sistema de ensino serão divulgados em breve. A previsão de entrega é nos primeiros dias do ano letivo.
Este ano, a cidade tem uma nova unidade que é a Escola Municipal Professora Olga Oliveira Freire qu fica no bairro D’Ajuda (Vale dos Eucaliptos).
Além disso, segundo a Prefeitura, está prevista para esse ano a inauguração de mais duas unidades que são: Escola Municipal Professora Consuelo Apparecida Tavares Neme, no Morro Branco (Brejo Seco) e Escola Municipal Professor João Raphael de Lara Netto, no Nogueira.
Itaquaquecetuba
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que os cerca de 42 mil estudantes da rede municipal de ensino retornam às aulas nessa terça-feira (4).
A rede municipal tem 121 unidades escolares, sendo 39 escolas de ensino fundamental, 23 pré-escolas, 19 creches municipais e 40 creches subvencionadas.
De acordo com a Prefeitura, os kits de material escolar e os uniformes estão em processo licitatório e assim que for finalizado, será definida a data de distribuição.
O kit de material será composto por caderno, lápis de cor, tesoura, borracha, guache, agenda, caderno de recados, giz de cera, cola, entre outros e o de uniforme por camisetas de manga curta e manga longa, bermudas, calça e blusão.
A Administração Municipal informou ainda que para 2025 estão previstas 10 novas creches/pré-escolas.
Mogi das Cruzes
Os mais de 45 mil alunos da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes voltam às aulas nessa terça-feira (4). Ao todo são 210 unidades escolares na cidade, incluindo creches e escolas municipais.
A Prefeitura de Mogi informou que a programação de retorno às aulas na rede municipal começa na segunda-feira com as reuniões de Organização Pedagógica e Administrativa (OPA), realizada nas escolas.
Segundo a Prefeitura, uma nova licitação para a aquisição de uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino está em preparação. A ação é necessária para sanar problemas no processo de compras que foi suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com isso, os uniformes deverão ser distribuídos para os alunos durante o ano letivo.
Ainda segundo a Prefeitura, os kits de material escolar serão entregues até março. São 12 modelos de kits diferentes, adequados para cada faixa etária, também terão itens acessíveis direcionados para alunos com deficiência visual. A Prefeitura detalhou que no geral, os kits têm caderno, borracha, apontador, agenda, cola, caixa de lápis de cor e tesoura.
Os professores também receberão um kit para reforçar o atendimento aos alunos em sala de aula, com materiais para as atividades e reposições para os alunos.
Poá
Mais de 13 mil alunos voltaram às aulas em Poá no dia 29 de janeiro. Ao todo o município conta com 46 escolas, contando com duas creches que foram inauguradas no final de 2024.
Segundo a prefeitura, o kit de material escolar e o kit de uniforme serão distribuídos nas primeiras semanas de aula.
O kit de uniforme é formado por uma jaqueta, uma blusa de moletom, duas camisetas de manga longa, três camisetas de manga curta, duas bermudas e duas calças.
A Secretaria de Educação de Poá informou que o planejamento para o ano letivo de 2025 tem foco nos processos de alfabetização e melhoria dos indicadores de aprendizagem para estudantes do ensino fundamental 1 e 2.
Salesópolis
O g1 questionou a Prefeitura de Salesópolis sobre a volta às aulas, mas não obteve retorno até a última atualização dessa reportagem.
Santa Isabel
A Prefeitura de Santa Isabel informou que cerca de 4,9 mil alunos voltam às aulas no dia 10 de fevereiro nas 19 escolas municipais do município.
Segundo a Prefeitura, o kit de material escolar será entregue nos primeiros dias do ano letivo e é composto por mochila, cadernos, guache, tesoura, lápis, caneta, giz de cera, canetinha, conjunto geométrico, livro criativo, color set, borracha, cola, régua, pincel e estojo.
Já o kit de uniforme tem camiseta, blusa, bermuda e calça. A entrega também está prevista para o início das aulas. Todos os alunos do maternal ao 5º ano têm direito aos kits.
A Prefeitura informou que o prédio da escola EMEF Hyeróclio Elóy Pessoa Barros foi passado para a rede estadual. Por isso, os alunos de 1º a 5º ano foram remanejados para as EMEF José de Almeida Machado e EMEF Oscar Ferreira de Godoy.
Suzano
Em Suzano, os mais de 25 mil alunos voltam as escolas nesta quinta-feira (6). Ao todo são 73 escolas municipais e 28 creches conveniadas.
De acordo com a Prefeitura, a expectativa é de que as entregas dos kits de materiais escolares e uniformes ocorra ao longo do mês de fevereiro.
A Prefeitura informou que o kit de material escolar conta com itens como cadernos, lápis, canetas, lápis de cor, cola, tesoura, entre outros, variando de acordo com o estágio de aprendizado do aluno e os tipos de atividades que serão feitas em sala de aula. Além disso, os alunos da rede municipal contarão novamente com apoio do material didático da Editora Sesi.
Já o kit de uniforme é composto por duas camisetas de manga curta, uma camiseta de manga longa, uma bermuda e um agasalho (calça e blusa).
A Prefeitura destacou que o município tem uma nova escola em construção no Jardim Europa, com 80% das obras concluídas. O espaço deve atender mais de 260 crianças da educação infantil.
Rede Estadual
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que o primeiro dia de aula da rede estadual será nesta segunda-feira. No Alto Tietê, mais de 150 mil estudantes de 223 escolas retornam às aulas no ano letivo de 2025.
De acordo com Seduc, os alunos terão um novo modelo de aula neste ano. Além de mais aulas de matemática e língua portuguesa, todas as aulas terão 50 minutos de duração, cinco minutos a mais do que atualmente.
Com as mudanças, os alunos da 3ª série terão um aumento de 78% do tempo das aulas de língua portuguesa e de 33% de matemática. Não há mudanças nos itinerários formativos cursados pelos alunos a partir da 2ª série do ensino médio, destacou a Secretaria da Educação.
Os itinerários seguem com três opções de áreas de aprimoramento: duas acadêmicas, exatas e humanas, e a técnica profissional.