26 de dezembro de 2024

Mais de 4 mil agentes da segurança pública atuarão nas Eleições 2024 em Sergipe

No estado, há 1.220 locais de votação, distribuídos nas 29 zonas eleitorais, nos 75 municípios. PMs nas Eleições 2020
PM/Divulgação/arquivo
Mais de 4 mil servidores, entre bombeiros militares e policiais civis e militares, atuarão no primeiro turno das Eleições 2024 em Sergipe, que ocorre neste domingo (6), para eleger prefeitos e vereadores. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Acompanhe a cobertura completa das eleições em Sergipe
Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
No estado, há 1.220 locais de votação, distribuídos nas 29 zonas eleitorais, nos 75 municípios.
Segundo a SSP, os agentes já estão atuando no âmbito eleitoral, no que se refere à prevenção de sinistros; identificação de crimes comuns, e crimes eleitorais, cujas ocorrências serão encaminhadas à Polícia Federal, responsável pela investigação das infrações penais relacionadas à eleição no Brasil.
Dentro do planejamento operacional da Polícia Militar, o território sergipano foi organizado em quatro comandos regionais, conforme detalhou o tenente-coronel Alysson Cruz. “Nas 72 horas que antecedem o dia do pleito eleitoral, a gente faz uma intensificação com equipes especializadas, que estão atuando em conjunto, somando esforços para garantir a segurança do processo eleitoral”.
A Polícia Civil estará presente com reforço das equipes, até as 8h da segunda-feira (7). “Sabemos que, após o término do pleito, muitas vezes nós temos crimes comuns que são decorrentes do final do exercício do direito ao voto, envolvendo brigas, discussões e confusões. Essa demanda será acompanhada pela Polícia Militar, mas também demandará a Polícia Civil, então teremos plantões para o atendimento a qualquer ocorrência que aconteça após o pleito eleitoral”, disse a coordenadora das delegacias da capital, Rosana Freitas.
O Corpo de Bombeiros terá um efetivo de 500 militares em cinco zonas eleitorais, em 15 municípios. “As equipes também atuarão no atendimento à população, proporcionando tranquilidade aos eleitores em casos de mal súbito”, explicou a assessora de Comunicação do CBMSE, tenente-coronel Carla Cristina.
Denúncias
Para denunciar crimes comuns e práticas que infringem a legislação eleitoral, a Secretaria de Estado da Segurança Pública orienta que os cidadãos encaminhem informações e denúncias para o Disque-Denúncia (181) e para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp – 190).
Para registro de boletins de ocorrência, o cidadão pode comparecer a uma delegacia da Polícia Civil ou ainda formalizar a comunicação da ocorrência por meio da Delegacia Virtual.

Mais Notícias