5 de fevereiro de 2025

Mais de 400 mil boletos do IPTU vencem nesta semana em Salvador; veja como pagar


Maioria dos pagamentos de cota única ou da primeira parcela vencem na quarta-feira (5). Em uma das modalidades, é possível garantir desconto de 7%. IPTU de 2025
Sefaz Salvador
Mais de 400 mil boletos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) vão vencer na quarta-feira (5), de acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Esses pagamentos são referentes a cota única ou a primeira parcela do imposto.
Ao todo, mais de 553 mil munícipes foram notificados em 2025 e puderam escolher a data de pagamento entre 1º e 28 de fevereiro.
Ainda segundo a Sefaz, os soteropolitanos que optarem por quitar o IPTU em cota única até a data de vencimento escolhida, terá direito a um desconto de 7%. Outra opção é dividir o imposto em 11 parcelas, mas sem desconto.
O pagamento pode ser feito através do site da Sefaz, pela ferramenta Pague Fácil, em terminais de autoatendimento, agências bancárias credenciadas, casas lotéricas e internet banking.
LEIA TAMBÉM:
Prazo para pagar IPVA de 2025 com 15% na Bahia termina em três dias
Caso ainda não tenha recebido a guia de pagamento, o contribuinte pode emitir a segunda via no site da Sefaz, na aba “Emissão da 2ª via do IPTU/TRSD”, ou presencialmente em um dos postos de atendimento espalhados pela cidade.
Ainda segundo a Sefaz, é preciso ficar atento em relação ao pagamento do imposto, pois além dos juros e multas, a dívida pode gerar a negativação do nome e até a penhora do imóvel.
Aumento do IPTU
Prefeitura de Salvador anuncia aumento de 4,87% no IPTU de 2025
Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Salvador anunciou um aumento de 4,87% no imposto. O reajuste já vale para o ano de 2025.
A Sefaz afirmou que a correção do IPTU leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial no país, apurado entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.
Disse ainda que o aumento será atualizado apenas pela inflação acumulada nos últimos 12 meses e que tem evitado o aumento real do tributo há 11 anos.
A prefeitura também atualizou a faixa de isenção por valor venal do imóvel, que passará de R$ 131.917,16 para R$ 138.341,53. Com essa correção, 284.076 mil residências estão dispensadas do pagamento, cerca de 14 mil a mais do que em 2024.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias