A policia encontrou os equipamentos em 12 lojas e prendeu 12 pessoas em flagrante. Operação contra pirataria prende 12 pessoas em São Paulo
Uma operação no Centro de São Paulo contra pirataria prendeu 12 pessoas.
Não foi preciso ir a um lugar desconhecido, nem procurar uma operação que acontece a portas fechadas em um bairro distante. Os policiais apreenderam 565 aparelhos para piratear o sinal de TV por assinatura e conteúdo de streaming em uma das ruas de comércio mais movimentadas e famosas do centro de São Paulo, a Santa Efigênia.
A policia encontrou os equipamentos em 12 lojas. E prendeu 12 pessoas em flagrante. As chamadas TV Box são equipamentos ilegais que roubam e vendem o conteúdo produzido por outras pessoas. É um prejuízo bilionário para quem investe para fazer um filme, uma série, um programa de tv.
A Associação Brasileira de Televisão por assinatura calcula um prejuízo de R$ 15,5 bilhões por ano. Mas as perdas vão além.
“É uma cadeia que acaba fomentando diversos crimes, fomentando diversos prejuízos. Aquele que vende esse tipo de produto não recolhe os tributos devidos aquele dinheiro que seria angariado por força de tributo e por uma questão de politica pública seria direcionado às áreas definidas como prioritárias pelo estado, acabam não recebendo esses valores. Então nós temos toda essa questão de estar em volta nessa pirataria digital”, afirma Wagner Carrasco, delegado titular da delegacia antipirataria do DEIC.
Mais de 500 aparelhos usados para piratear sinal de TV por assinatura e streaming são apreendidos no centro de SP
Reprodução/TV Globo
Além de financiar essa cadeia criminosa e ilegal, quem compra esses equipamentos pode literalmente estar pagando pra levar um problema para dentro de casa. De acordo com a polícia, quando você instala uma caixa dessas você pode estar colocando em risco a segurança das suas informações.
“É possível que dentro desses aparelhos haja algum dispositivo, algum software, um malware que acabe de certa forma retirando e captando informações relativas à pessoa e utilizando essas informações a fim de dar golpes e causar outro crime e mais prejuízo então para essa pessoa que adquire”, ressalta o delegado.
Mais de 500 aparelhos usados para piratear sinal de TV por assinatura e streaming são apreendidos no centro de SP
Reprodução/TV Globo
Como a caixa fica ligada à internet, é possível roubar informações de outros equipamentos conectados no mesmo Wi-Fi. Suas fotos, seus arquivos, suas senhas de banco.
Há quem diga que é um barato que sai caro. Mas como as caixas custam até mais de R$ 1 mil, é o caso onde tudo sai caro mesmo. Para quem paga, para indústria prejudicada, para o país que perde impostos e para sua segurança.
Mais de 500 aparelhos usados para piratear sinal de TV por assinatura e streaming são apreendidos no centro de SP
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Polícia Civil prende 12 pessoas em operação contra pirataria na Santa Ifigênia, no Centro de SP
PMs de escolta ilegal de delator do PCC são investigados por organização criminosa