Aparição mais recente foi no final de maio próximo a estação ecológica de Tamoios. Animais passaram a ‘se hospedar’ na baía durante o final do outono e o inverno, diz pesquisador. Espécie está ameaçada de extinção. Mais de 60 tubarões galha-preta são vistos no mar na Ilha Grande
Mais de 60 tubarões galha-preta voltaram a ser vistos no mar da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ). A espécie está ameaçada de extinção.
A aparição mais recente do cardume foi no final de maio próximo à estação ecológica de Tamoios. Imagens do Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande registraram a passagem dos tubarões pelo mar (assista acima).
Os animais estavam praticamente desaparecidos da Baía da Ilha Grande por causa da sobrepesca — prática que ocorre quando uma espécie é pescada além da sua capacidade natural de reprodução.
“Em anos recentes começamos a receber relatos de pescadores sobre o retorno deles. Quando começamos a fazer as saídas de campo localizamos essa concentração na estação ecológia de Tamoios, a maior agregação de tubarões conhecida na costa brasileira”, explicou José Truda, coordenador do Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande.
Tubarões Galha-preta é visto no mar da Ilha Grande
Divulgação
Ainda de acordo com o coordenador do projeto, os animais passaram a “se hospedar” na baía durante o final do outono e o inverno.
O motivo do reaparecimento dos tubarões na região ainda é desconhecido, mas os pesquisadores trabalham com a hipótese de ser para a reprodução.
“Tudo indica que a imensa maioria deles são fêmeas, o que nos faz acreditar que o local é um berçário, para o qual elas vêm dar a luz seus filhotes, depois de uma gestão de cerca de um ano. Essa reprodução lenta faz com que eles sejam especialmente vulneráveis à sobrepesca”, comentou o coordenador.
“Essa é provavelmente uma agregação reprodutiva, os animais estão ali em uma fase muito importante da sua vida e precisam de proteção, devem ser admirados com certeza porque os tubarões são animais extremamente importantes para o equilíbrio ecológico dos oceanos”, disse José.
Mais de 60 tubarões Galha-preta são vistos no mar da Ilha Grande
Divulgação
A orientação é para que os banhistas ajudem na proteção desses animais, observando de longe, mas sem persegui-los com embarcações e jet-skis.
“É importante as pessoas saberem que esses animais não representam um risco, eles são tímidos. E, na verdade, muita gente nada ali na região com a presença dos tubarões sem saber que eles estão por ali. A presença deles quer dizer que a baia da Ilha Grande ainda é um ambiente saudável, mas eles precisam da nossa proteção”, orientou José.
Equipes do Projeto Tubarões da Ilha Grande, apoiado pelo Instituto Tubarões Urbanos e Administrado pela Ibracon, trabalham para proteger os animais e entender o motivo pelo qual estão passando pela localidade.
São realizadas diversas pesquisas para conhecer o comportamento da espécie na região. Os estudos contam com a ajuda de drones e câmeras escadas — que ficam debaixo do mar.
Sobre a espécie tubarão galha-preta
Tubarão Galha-Preta
Divulgação
Os tubarões Gralha-Preta são animais considerados inofensivos e “tímidos”. Eles são ameaçados de extinção por causa da sobrepesca.
De acordo com pesquisados, a espécie pode passar de dois metros e meio de cumprimento e pesar entre 80 e pouco mais de 100 kg.
Apesar de estar em extinção, a carne do tubarão costuma ser encontrada com facilidade no mercado.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul