28 de dezembro de 2024

Mais de 600 fuzis foram apreendidos no Rio em 2024; número é superior ao recorde de apreensões de 2019, de acordo com a Polícia Militar


Só nesta quarta-feira (4), quatro fuzis foram apreendidos em municípios da Baixada Fluminense. Polícia Militar apreende mais de 600 neste ano no estado do Rio, número bateu recorde de apreensões de 2019.
Divulgação Polícia Militar
Mais de 600 fuzis foram apreendidos no estado do Rio de Janeiro em 2024, de acordo com a Polícia Militar. A marca foi atingida nesta quarta-feira (4) e bateu o recorde de 2019, quando 505 fuzis foram recolhidos. .
Nesta quarta, quatro fuzis foram apreendidos no bairro Santa Tereza, em Belford Roxo, em ação de policiais militares do 39° BPM (Belford Roxo) para reprimir o roubo de carros.
Um outro fuzil foi apreendido em São João de Meriti por militares do 21° BPM (São João de Meriti) em confronto com bandidos. Já no Buraco do Boi, em Nova Iguaçu, outro fuzil foi recolhido por agentes do 20° BPM (Mesquita).
A maior parte das apreensões do ano está concentrada em regiões de disputa por território por facções criminosas rivais, como do Complexo do Chapadão, Vila Kennedy, Jacarepaguá e Campinho.
O número de fuzis também superou o total de apreensões de 2023, ano que a SEPM totalizou 492 apreensões. Os dados são do levantamento semanal da subsecretaria de Inteligência (SSI) da Secretaria de Estado de Polícia Militar e mostraram que somente no mês de agosto, 78 fuzis foram apreendidos, o que equivale a dois fuzis por dia.
Mais de 90% dessas armas são fabricadas em outros países, de acordo com estudo feito pela SSI.
O 41° BPM (Irajá), que faz o patrulhamento nas comunidades do Complexo da Pedreira, Chapadão, Colégio e Acari é a unidade operacional com o maior número de apreensões (99 fuzis). Em seguida aparece o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).
“A Polícia Militar não medirá esforços e seguirá trabalhando para retirar das ruas esses criminosos e suas armas de guerra. A apreensão de tantos fuzis é um resultado significativo e demonstra o nosso compromisso em desarticular as quadrilhas e garantir a e devolver a sensação de segurança para a população do nosso Estado” disse Marcelo de Menezes Nogueira, secretário de Estado de Polícia Militar.
A população pode contribuir com denúncias ao utilizar o serviço de atendimento 190 ou o Disque-Denúncia 21 2253-1177.

Mais Notícias