Para celebrar o aniversário de Voldemort, o Lorde das Trevas, o g1 foi conhecer três restaurantes temáticos, sendo dois em Rio Preto (SP) e um em Sorocaba (SP). De olho no público, os estabelecimentos oferecem experiências imersivas. Restaurantes temáticos do Harry Potter oferecem experiências imersivas no interior de SP
Mais de duas décadas após o lançamento de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” nos cinemas, o universo mágico criado por J.K. Rowling continua a encantar gerações de fãs. Mas não são apenas os bonecos, broches e parques temáticos que mantêm viva a magia de Hogwarts. Um novo fenômeno tem conquistado os corações – e os estômagos – do público: restaurantes temáticos inspirados na saga.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Na história, em 31 de dezembro de 1926 nascia Tom Marvolo Riddle, mais conhecido futuramente como Lord Voldemort, o grande Lorde das Trevas. Se ainda estivesse vivo, teria completado 98 anos na terça-feira (31).
Por isso, nesta reportagem especial, o g1 “aparatou” – feitiço de locomoção na narrativa – até três restaurantes, sendo dois deles em São José do Rio Preto (SP) e um a 400 quilômetros, em Sorocaba (SP), com a certeza de que eles estariam entre as opções do vilão para comemorar o aniversário junto dos Comensais da Morte.
Com decorações imersivas, cardápios criativos e experiências que parecem ter saído diretamente das páginas dos livros, estes estabelecimentos estão se tornando destinos obrigatórios para quem quer se sentir como um dos bruxos.
Restaurantes temáticos de Rio Preto (SP) atraem fãs de Harry Potter
Reprodução/Instagram
Restaurantes temáticos de Rio Preto (SP) atraem fãs de Harry Potter
Reprodução/Instagram
Restaurante ou Hogwarts?
Restaurante serve cerveja amanteigada em Rio Preto (SP)
Beco Mágico/Divulgação
Com mesas longas, a estação de trem e o icônico carro dos irmãos Weasley, o restaurante Beco Mágico foi inaugurado no dia 18 de dezembro em São José do Rio Preto (SP). A franquia, que tem sede em Goiânia, foi trazida para o interior paulista pelos proprietários, que enxergaram na cidade uma oportunidade de negócio.
No cardápio, a Beco Mágico oferece opções como o Voldemort Picanha, que custa R$ 48, e o Pomo de Ouro, um hambúrguer coberto com folha de ouro, vendido por R$ 65,90.
Além disso, outro grande destaque é a cerveja amanteigada, com ou sem álcool. Os clientes ainda podem experimentar os drinks temáticos, como o Polissuco, que é uma mistura de vodka, limão, água com gás e xarope de maçã verde.
Ao g1, o proprietário Paulo Borges explicou que conheceu o projeto em uma feira de negócios e viu este nicho em Rio Preto, justamente por acreditar no potencial geek, mesmo 20 anos depois do lançamento da saga.
“Até hoje, os fãs se renovam. Eu tinha 15 anos quando o filme foi lançado mas, hoje, meu filho com quatro anos é fã. E ele foi enfeitiçado e cativado por essa história, que é única. É parte da magia, é atemporal”, comenta Paulo.
A prova de que os fãs se renovam é a pequena Lara Borges, de 11 anos, que viralizou na internet com a reação divertida ao ficar presa na tirolesa de um parque aquático a uma altura de 30 metros. Ela não esconde: adora a saga do bruxinho e se intitula Sonserina.
“Adorei a temática, achei superdivertido e diferente. É muito fiel ao filme”, comenta.
Segundo o empresário, que também assumiu ser de Sonserina, o setor da alimentação permite a abertura de restaurantes temáticos de forma a agradar diversos públicos, de todas as idades, bem como oferecer entretenimento.
O atendimento também segue a linha temática, com garçons vestidos como bruxos. O estabelecimento, localizado na Rua Doutor Hamilton Cezar Zoccal, 135, funciona de terça-feira à domingo, das 18h30 às 0h.
Icônico carro dos irmãos Weasley estacionado em frente a restaurante em Rio Preto (SP)
Beco Mágico/Divulgação
Decoração temática no restaurante em Rio Preto (SP)
Beco Mágico/Divulgação
Proprietário do restaurante, Paulo Borges, em Rio Preto (SP)
Beco Mágico/Divulgação
Dobby, personagem de Harry Potter, no restaurante Beco Mágico em Rio Preto (SP)
Beco Mágico/Divulgação
Personagens de Harry Potter participam de inauguração de restaurante em Rio Preto (SP)
Beco Mágico/Divulgação
Lara Borges, de 10 anos, se diz fã da saga Harry Potter
Desirèe Assis/g1
Uma viagem pelos filmes
Mais de duas décadas após lançamento da saga, restaurantes atraem fãs no interior de SP
Localizado em uma das mais movimentadas avenidas de Rio Preto, o restaurante Alho Negro é uma verdadeira fusão de gastronomia e magia que encanta os moradores. Inaugurado quatro meses antes da pandemia de Covid-19, em 2020, é um portal para o mundo dos grandes filmes, com espaços temáticos que transformam a refeição em uma aventura cinematográfica.
Cada sala da hamburgueria é inspirada em um filme e a decoração é planejada para criar uma imersão completa. Uma das mais populares e procuradas é a de Harry Potter, com velas flutuantes e pinturas nas paredes em luz neon, aberta há um ano.
No local, a gastronomia é o ponto forte, uma vez que o proprietário é chefe de cozinha. Com um menu diferente, que envolve a famosa cerveja amanteigada, um fliperama de bolinha de queijo e uma “bruxioca” – uma poção de dadinhos de tapioca com blend de queijos mergulhados em um barbecue de Coca-Cola -, os clientes podem desfrutar dos preparos.
À reportagem, João Vitor Correa contou que, ao lado da esposa apaixonada por cinema, resolveu adotar a experiência culinária para dar vida aos pratos. Assim como o cinema, segundo ele, a comida tem o poder de despertar emoções.
“É bastante eclético, os próprios clientes que pedem por isso e nós estamos aqui para servir o público. Hoje, a gente consegue atingir a todas as idades. Nós recebemos muita gente fantasiada, com chapéu de bruxa, capa. Por isso até pretendemos explorar mais”, reforça João.
A esposa de João, Raquel Ignácio, atua no local como administradora. Segundo ela, tal como os filmes de Harry Potter, que mostram um mundo mágico e inovador ao público, a hamburgueria também busca oferecer algo único e exclusivo – um reflexo do próprio longa.
Ambos asseguram que 90% dos clientes procuram o restaurante devido ao espaço temático dos bruxos. A casa de Hogwarts que mais combina com a personalidade deles, segundo os próprios, é Lufa-Lufa.
O estabelecimento funciona das 18h às 23h, na Avenida Alberto Andaló, 2929.
Restaurante com tema do Harry Potter é todo decorado em Rio Preto (SP)
Desirèe Assis/g1
João Vitor Correa e a esposa Raquel Ignácio são proprietários do restaurante em Rio Preto (SP)
Desirèe Assis/g1
Clientes no restaurante temático do Harry Potter em Rio Preto (SP)
Desirèe Assis/g1
🔮 Restaurante temático em Sorocaba
Interação “mágica” é feita com tecnologia de robótica em restaurante inspirado em Harry Potter em Sorocaba (SP)
Beatriz Pereira/g1
Se estivéssemos no mundo bruxo, agora era hora de usar o “pó de flu” e nos transportarmos para o sudeste paulista. Em Sorocaba, uma família que é fã da saga decidiu proporcionar uma experiência mágica em seu restaurante, que além de temático, também tem atrações para a família e amigos.
O empreendedor Carlos Eduardo Silva Lopes, de 54 anos anos, contou ao g1 que tudo começou com as suas visitas aos parques de Orlando, nos Estados Unidos. Mas, a maior parte da inspiração foi quando levou sua filha mais nova para conhecer um restaurante temático na capital.
“Esse prédio aqui em Sorocaba estava desocupado, era uma agência de modelos que fechou na pandemia. Fomos ao restaurante em São Paulo, no aniversário da minha filha, e tive a ideia. Falei para a minha família: o nosso prédio é um ‘castelo’ e, sendo um castelo, as escadas seriam algo decorativo. E aí começamos a pensar nos espaços “, conta.
As filhas de Carlos, Carol, de 23 anos, e Maria Eduarda, de 13, são potterheads – nome dado aos fãs de Harry Potter – desde muito novas. Elas leram os livros, viram os filmes diversas vezes e adoraram a ideia da família inaugurar um restaurante temático.
Na parte externa, os visitantes podem ver que há um dragão “morando” no topo do prédio. Além desta decoração, também estão estendidas bandeiras que representam as casas de Hogwarts e, logo abaixo delas, há uma bruxa voando.
Na entrada, o público é recebido com uma história sobre magia e recebem as comandas e uma varinha para interagir com os cenários do restaurante.
Há cinco opções de ambiente para jantar: o grande salão, a sala de herbologia, o vagão de um trem, a biblioteca e o calabouço.
O mecanismo usado para fazer com que os itens se mexam com o uso das varinhas foi criado a partir da ajuda de profissionais de engenharia e robótica do Instituto Federal de Sorocaba, amigos de Carlos. São quatro interações disponíveis no “castelo”, como acender e apagar a luz, fazer com que a concha do caldeirão se mexa, acordar uma coruja ou acender a luz de um pequeno quarto debaixo das escadas.
“Eu comecei a me aprofundar mais no universo quando surgiu a ideia. A gente foi buscando móveis antigos, móveis da minha mãe, do meu sogro, do meu avô, e fomos montando. Noventa e nove por cento das decorações fui eu e minha esposa que fizemos, desde a parte que é de isopor e lá embaixo no calabouço com cimento, eu mesmo que fiz”, destaca.
Em alguns momentos das noites de quarta-feira a domingo, um mágico aparece fazendo vários truques. Junto a ele, o mascote do restaurante, o dragão filhote Willy, tira várias fotos e brinca com a criançada.
O cardápio possui desde opções salgadas como lanches e porções a sobremesas. Segundo Carlos, o sucesso é o combo de quatro hambúrgueres coloridos que simbolizam as casas de Hogwarts: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa, que no restaurante são os elementos fogo, terra, água e o ar.
Quanto às bebidas, os destaques são aquelas servidas com gelo seco, em copos que chamam a atenção pelos formatos, como um frasco de poções e o corpo de um jacaré.
O final da experiência é marcado por uma lojinha com souvenirs: alguns produtos comprados para revenda e outros feitos à mão pela esposa de Carlos, Cristiane Simões Bobato, de 52 anos.
“Usamos gesso, resina, massa biscuit. Sempre gostei dos filmes, sempre assisti com as minhas filhas. Ver as pessoas aqui se divertindo é tudo de bom”, conta Cristiane. “É uma canseira gostosa e temos esse reconhecimento das pessoas que vem aqui”, acrescenta Carlos.
Para mais que uma experiência, a proposta da família Lopes é de ser uma alternativa de passeio que proporciona uma “viagem” a um mundo mágico com atrações e aventuras, sem precisar de uma passagem de avião para o norte do continente.
O restaurante já foi marcado por pedidos de namoro, casamento, aniversários e confraternizações e sempre costuma receber pessoas fantasiadas ou com acessórios da saga Harry Potter.
No mês passado, o restaurante da família Lima recebeu o prêmio de melhor restaurante temático do interior do estado, na categoria inovação. A premiação foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e foi entregue pelo o mágico Val Valentino, conhecido como Mister M.
Família inaugurou um restaurante temático inspirado na saga Harry Potter na região do Jardim Santa Rosália em Sorocaba (SP)
Câmara Oculta Restaurante/Divulgação
Restaurante de Sorocaba (SP) é inspirado na saga Harry Potter e tem opções salgadas e doces, além de drinks
Beatriz Pereira/g1
Restaurante temático de Sorocaba (SP), inspirado na saga Harry Potter, venceu prêmio de inovação
Beatriz Pereira/g1
Um mágico e o mascote Willy são atrações do restaurante temático de Harry Potter em Sorocaba (SP)
Beatriz Pereira/g1
Pedidos mais feitos pelo público no restaurante temático de Harry Potter em Sorocaba (SP) são hambúrgueres coloridos e drinks em copos inusitados
Câmara Oculta Restaurante/Divulgação
Na saída do restaurante temático de Harry Potter em Sorocaba (SP), visitantes passam por uma loja de souvenirs
Beatriz Pereira/g1
Premiação foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)
Carlos Lima/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM