Homens colocaram fogo em mata na marginal da BR-020, em Sobradinho. Segundo Polícia Militar, área incendiada estava sendo preparada para invasão. Facões, um celular, isqueiro e um veículo foram apreendidos com os dois homens presos.
Divulgação/PMDF
Dois homens foram presos no começo da tarde desta quarta-feira (18), suspeitos de iniciar incêndios criminosos em uma área de mata na marginal da BR-020, próximo ao Ribeirão Sobradinho, no Distrito Federal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
De acordo com a Polícia Militar, a área incendiada estava sendo preparada para uma invasão. Com os dois homens a PM apreendeu dois facões, um isqueiro, um celular e um veículo.
👉🏽Desde sexta-feira (13), cinco homens foram presos suspeitos de envolvimento com queimadas em Brasília (veja mais informações abaixo).
Outras prisões
Queimadas assustam moradores do Lago Oeste, no DF
Na manhã desta quarta um outro homem foi preso suspeito de ter provocado um grande incêndio que atingiu duas áreas de proteção ambiental no Lago Oeste. O caso aconteceu em agosto, e o fogo teria começado quando o homem colocou fogo no próprio terreno, para limpar a área.
De acordo com a Polícia Civil, o incêndio atingiu cerca de dez propriedades. Ainda segundo as investigações, o suspeito, de 50 anos, ameaçou com um facão servidores do ICMBio que foram ao local para tentar apagar as chamas.
Incêndio no parque Burle Marx no Noroeste, em Brasília
Na tarde de terça-feira (17) um jovem, de 19 anos, foi preso por suspeita de colocar fogo no parque Burle Marx, no Noroeste (veja vídeo acima). Ele foi levado pela Polícia Militar à 5ª DP, na Asa Norte.
De acordo com a PMDF, o suspeito usou um “líquido aparentemente inflamável”. A corporação recebeu a denúncia por meio do 190. Um testemunha disse aos policiais que viu o homem carregando galhos de árvore para dentro do parque e logo depois o fogo começou.
Homem é preso após atear fogo em uma área de mata nativa do cerrado, no DF.
Na sexta-feira (13), um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após atear fogo em uma área de cerrado, às margens da BR-060, no Recanto das Emas (veja vídeo acima). Um morador flagrou o crime e denunciou.
O suspeito foi preso em flagrante e levado para a 26ª DP, em Samambaia. Nesta terça, a Justiça do DF converteu a prisão em flagrante em preventiva.
Como denunciar❓
A Polícia Civil destaca que a participação da comunidade é fundamental “para coibir práticas ilegais e proteger o meio ambiente” e incentiva a denuncia de qualquer atividade suspeita que possa gerar incêndios”.
Ao identificar focos de fumaça ou pessoas realizando queimadas em áreas proibidas, o cidadão deve entrar em contato por telefone com:
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF): 193
Polícia Militar Ambiental: 190
Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF): 197
“A prevenção é a melhor forma de combater os incêndios. Não jogue lixo em áreas verdes, não faça fogueiras em locais inadequados e denuncie qualquer atividade suspeita”, diz a PCDF.
LEIA TAMBÉM:
OUTRA PRISÃO: homem é preso suspeito de atear fogo que se alastrou para área de proteção no DF
VÍDEO: 10 crianças desmaiam em escola pública por causa da fumaça de incêndio no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.