8 de novembro de 2024

Manga compara estragos com chuva de janeiro, anuncia novas obras e diz que situação é ‘um problema de 50 anos’


Em entrevista à TV TEM nesta sexta-feira (8), o prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), falou sobre os estragos causados pela chuva na cidade e citou obras em andamento que, segundo ele, devem diminuir o problema. Avenida Dom Aguirre foi totalmente interditada após rio Sorocaba transbordar na noite de quinta-feira (7)
Antônio Ferreira/TV TEM
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), concedeu uma entrevista ao TEM Notícias 1ª Edição nesta sexta-feira (8) e falou sobre os estragos causados pela chuva que atingiu a cidade na noite de quinta-feira (7) e na madrugada de sexta-feira.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O prefeito disse que esteve em vários pontos alagados da cidade e comparou o volume de chuvas das últimas 48 horas com a chuva registrada em 20 de janeiro, que também causou estragos em diversas partes de Sorocaba.
FOTOS: veja imagens dos estragos na região
Imagens aéreas mostram pontos de alagamentos
Carros ficaram submersos no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP), após ruas ficarem alagadas com a cheia do rio Sorocaba
Carla de Campos
“Fizemos bastante obras que resultaram em ações importantes. Em janeiro choveu 170 milímetros em em 48 horas e, naquele momento, 1.600 pessoas que ficaram desabrigadas, tiveram que sair das casas de barco. Com as obras que nós fizemos, a situação melhorou, pois choveu 240 mm em 48 horas e nós tivemos 23 pessoas que precisaram sair de suas casas. Não podemos dizer que já resolvemos um problema de 50 anos, mas estamos no caminho certo”, disse.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, choveu 114 milímetros nas últimas 48 horas. Segundo a prefeitura, o Rio Sorocaba ficou 2,3 metros acima do nível normal durante a madrugada. Pela manhã, o rio estava a 1,4 metros acima do nível normal.
A respeito das obras realizadas, Manga citou a construção de muros de contenção no bairro Vitória Régia III que, segundo ele, contribuíram para que a chuva desta quinta-feira (7) não causasse inundação nos imóveis.
“No Vitória Régia III, a água subia quase dois metros na casa das pessoas. A água não chegou na garagem das pessoas. O pôlder do Vitória Régia funcionou. Isso é reflexo das obras que estão sendo realizadas”, afirma.
Prefeito de Sorocaba (SP) fala sobre problemas causados pela chuva na cidade na madrugada desta sexta-feira (8)
TV TEM
O prefeito citou, ainda, obras que ainda devem ser entregues, entre elas, a travessia 2 no Jardim Piratininga, a travessia 2 no bairro Vila Rica e a construção de um parque que, segundo ele, deve ajudar a conter enchentes.
“Vamos continuar o desassoreamento do rio Sorocaba. Aumentar a bacia de contenção do Parque das Águas para suportar chuvas volumosas. Construir o Parque Metropolitano, que vai revitalizar e ligar o Parque das Águas com o Porto das Águas, que vai ter a característica de conter as enchentes. O Parque Metropolitano, que ainda esse ano começa a obra, vai ser importante, porque vão ter algumas obras ao redor que vão trabalhar nessa questão da enchente”,
Chuva causa transtornos em Sorocaba (SP)
Geraldo de Paula/Arquivo Pessoal
Auxílio enchente
O prefeito informou que as famílias que tiveram prejuízos com o temporal da noite desta quinta-feira devem ir até a Secretaria de Cidadania (Secid) para fazer o cadastro e receber o auxílio enchente, uma ajuda financeira oferecida pela prefeitura.
Conforme a prefeitura, o cadastro é feito somente na Secid, que fica na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. O atendimento é das 8h às 17h. De acordo com a prefeitura, a secretaria avalia a documentação e dá uma resposta ao munícipe em até 15 dias.
Assista à entrevista na íntegra com o prefeito Rodrigo Manga:
Prefeito de Sorocaba fala sobre estragos causados por forte temporal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias