9 de outubro de 2024

Manteiga x margarina: o que escolher? Existe uma opção ‘mais saudável’? Veja comparativo

Há quem diga que a manteiga é ruim por causa da gordura saturada. Do outro lado, apontam que a margarina é um produto que contém gordura trans. Manteiga ou margarina: qual o melhor par para o pão?
Agro/TV Globo/Reprodução
A discussão não é nova: o que escolher para passar no pãozinho? A manteiga ou a margarina? Há quem diga que a manteiga é ruim por causa da gordura saturada. Do outro lado, apontam que a margarina é um produto que contém gordura trans.
Primeiro, vamos entender o que são a manteiga e margarina:
Manteiga: é um produto de origem animal, feito a partir da nata do leite. É conhecida pelo sabor rico e natural e passa por um processamento mínimo.
Margarina: é um produto vegetal feito a partir de óleos, como os de soja e milho.
E qual o problema da gordura saturada ou da gordura trans?
A manteiga é rica em gorduras saturadas, que podem elevar o colesterol LDL (ruim) se consumidas em excesso.
Já a margarina passa por processos industriais que podem gerar a gordura trans, que também está associada ao aumento do risco de doenças cardíacas.
A Anvisa proibiu o uso de gorduras trans industriais (a margarina entra aqui) em alimentos em 2021. Contudo, como existe um limite de até 2% de gordura trans do total de gorduras em alimentos industrializados, elas podem ter essa quantidade. Por isso, é sempre importante olhar o rótulo e analisar se ela é “livre de gordura trans”.
Round 01: saúde do coração ❤️
A manteiga é rica em gorduras saturadas, que podem aumentar o risco de doenças cardíacas se consumida em excesso. Do outro lado do ringue, temos a margarina. O produto sem gordura trans geralmente é o mais recomendado para o coração, porque contém gorduras insaturadas, que ajudam a reduzir o LDL e aumentar o HDL (colesterol bom).
“A margarina é frequentemente fortificada com nutrientes benéficos e é projetada para conter níveis mais baixos de ácidos graxos saturados enquanto fornece níveis mais altos de ácidos graxos poli-insaturados, incluindo ácidos graxos ômega-3 e ômega-6”, explica a nutricionista Lara Natacci, diretora clínica da Dietnet e pós-doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP).
Round 02: calorias
De maneira geral, a margarina tem menos calorias do que a manteiga.
Manteiga: 673 calorias em 100g / 53 cal em 1 colher de chá cheia (8g)
Margarina: 548 calorias em 100g / 43 calorias em 1 colher de chá cheia (8g)
Round 03: vitaminas e nutrientes
Nesse quesito, a manteiga leva vantagem. Ela é uma fonte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K, que são essenciais para várias funções corporais, incluindo resposta imunológica e saúde óssea. A margarina não tem a mesma densidade, mas algumas versões são enriquecidas com nutrientes.
Round 04: a escolha para a dieta
Segundo a nutricionista, se o objetivo for emagrecimento, a margarina tem menos calorias e pode ser uma escolha.
“Porém, quando consumidas de forma equilibrada e dentro de um contexto de alimentação equilibrada, ambas podem ser opções para a ingestão em quantidade moderada”, pontua Lara Natacci.
Round 05: opção mais saudável?
Não existe certo ou errado, melhor ou pior. Lara Natacci explica que as implicações para a saúde variam com base nos padrões alimentares individuais e no estilo de vida geral.
“Não podemos falar em alimento mais ou menos saudável, pois tudo depende da quantidade, da frequência e do contexto em que o alimento é ingerido. Se ambas forem consumidas em quantidade e frequência moderada (o que dependem de fatores individuais), dentro de um estilo de vida saudável, não há nenhum problema para a saúde de se ingerir manteiga ou margarina”, pontua a nutricionista.
Presunto, apresuntado, margarina e manteiga: descubra diferenças entre alimentos ‘primos’

Mais Notícias