Dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Pacientes foram diagnosticados entre os anos de 1985 e 2024.
Prefeitura de Ipatinga/Divulgação
Em quase duas décadas, o Maranhão já registrou 26.615 casos de HIV, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Os dados são referentes aos anos de 1985 a 2024. Das pessoas diagnosticadas, 17.033 casos foram em homens e 9.582 em mulheres.
De acordo com a SES, o HIV passou a ter uma notificação compulsória em junho de 2014, com a homologação da portaria nº 1.271 de 2014, diferentemente da Aids que é de notificação compulsória desde 1985.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids (sigla em inglês), é uma doença infecciosa causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico humano e destrói células de defesa para conseguir se reproduzir.
Com o organismo mais suscetível a outras infecções, como pneumonia, a pessoa desenvolve um quadro de imunodeficiência — a Aids.
Dezembro vermelho
No mês que é lembrado a luta e o combate à doença, o Governo do Estado realiza uma série de ações de conscientização com a oferta de serviços a população.
Na quarta-feira (4), das 8h às 11h30, serão ofertados serviços a população no Mercado Central, em São Luís. Na quinta-feira (5), será realizado um webnar “Contexto atual do HIV e Aids no Maranhão”.
Já na sexta-feira (6), de 8h às 11h, a ação será no Centro de Referência de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi), na Cohab, também na capital.