26 de dezembro de 2024

Maranhão registrou mais de 26 mil casos de HIV nas últimas duas décadas


Dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Pacientes foram diagnosticados entre os anos de 1985 e 2024.
Prefeitura de Ipatinga/Divulgação
Em quase duas décadas, o Maranhão já registrou 26.615 casos de HIV, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Os dados são referentes aos anos de 1985 a 2024. Das pessoas diagnosticadas, 17.033 casos foram em homens e 9.582 em mulheres.
De acordo com a SES, o HIV passou a ter uma notificação compulsória em junho de 2014, com a homologação da portaria nº 1.271 de 2014, diferentemente da Aids que é de notificação compulsória desde 1985. 
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids (sigla em inglês), é uma doença infecciosa causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico humano e destrói células de defesa para conseguir se reproduzir.
Com o organismo mais suscetível a outras infecções, como pneumonia, a pessoa desenvolve um quadro de imunodeficiência — a Aids.
Dezembro vermelho
No mês que é lembrado a luta e o combate à doença, o Governo do Estado realiza uma série de ações de conscientização com a oferta de serviços a população.
Na quarta-feira (4), das 8h às 11h30, serão ofertados serviços a população no Mercado Central, em São Luís. Na quinta-feira (5), será realizado um webnar “Contexto atual do HIV e Aids no Maranhão”.
Já na sexta-feira (6), de 8h às 11h, a ação será no Centro de Referência de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi), na Cohab, também na capital.

Mais Notícias