27 de setembro de 2024

Marcelo Ramos defende a construção de corredores exclusivos para ônibus e ciclovia que liga Zona Norte à Zona Centro-Sul de Manaus

Candidato do PT à Prefeitura de Manaus foi o terceiro a participar da série de entrevistas do JAM1. Assista a entrevista com o candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos (PT)
O candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos (PT), defendeu a construção de corredores exclusivos para ônibus como forma de aliviar o trânsito da capital, em entrevista ao JAM 1, nesta quarta-feira (25). Durante a entrevista, Ramos também apresentou propostas para as áreas de educação, moradia, saúde e mobilidade urbana, onde prometeu criar uma ciclofaixa que liga as Zonas Norte à Centro-Sul da capital.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Questionado pela apresentadora Lane Gusmão sobre os problemas apontados por usuários do transporte coletivo em Manaus, o candidato destacou que o alargamento de vias importantes da capital para a criação de corredores exclusivos para os coletivos é uma solução que já se mostrou bem-sucedida em outras capitais do Brasil e do mundo.
“Corredor exclusivo de ônibus BRT é o que resolveu o problema do transporte coletivo em Curitiba, o que resolveu em Bogotá, o que resolveu em Medellin, o que resolveu significativamente numa parte do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro, quando implantou o BRT, ele multiplicou por 200% a quantidade de passageiros porque ficou mais confortável, melhorou”, argumentou.
Marcelo Ramos foi o terceiro da série de entrevistas do JAM1 com os candidatos a prefeito de Manaus. Capitão Alberto Neto (PL) será o próximo entrevistado, nesta quinta-feira (26). o g1 transmite as entrevistas em tempo real.
Os candidatos cujos partidos possuem representação no Congresso Nacional serão entrevistados ao vivo pela apresentadora Lane Gusmão. Veja a ordem das entrevistas:
Segunda-feira (23): David Almeida (Avante);
Terça (24): Roberto Cidade (União Brasil);
Quarta (25): Marcelo Ramos (PT);
Quinta (26): Capitão Alberto Neto (PL);
Sexta (27): Amom Mandel (Cidadania).
Mobilidade urbana
O candidato citou que, entre suas propostas, está a conclusão do corredor ecológico do Mindú, e também a criação de uma ciclovia arborizada para uma melhor sensação térmica. Ele afirma que essa ciclovia poderia deslocar pessoas desde o bairro Cidade de Deus na Zona Norte, até o Parque dos Bilhares, na Zona Centro-Sul de Manaus.
“Nós precisamos concluir o corredor ecológico do Mindú e ali fazer uma ciclovia que venha paralela ao igarapé do Mindú, que seja arborizada para melhorar a sensação térmica. Essa ciclovia poderia deslocar a pessoa lá da reserva ducke, no bairro Cidade de Deus, até o Parque dos Bilhares. No Parque dos Bilhares você cria bicicletários e linhas de ônibus que saem dali”, disse.
Segurança
Sobre a segurança, o candidato teceu críticas às atuais gestões estaduais e municipais em relação ao monitoramento dos ônibus. Ramos defende que as câmeras dos coletivos devem ser interligadas entre o Sinetram e as forças de segurança atuantes na cidade.
“Os ônibus tem câmeras, o Ciops tem um centro de identificação, só que as câmeras dos ônibus estão interligadas com a sede do Sinetram e não com o Ciops. Elas tem que ser interligadas com o Ciops, porque quando alguém que já é fichado, quando algum fugitivo da penitenciária, alguém que utiliza tornozeleira eletrônica entra no ônibus, inteligência artificial já dá o alerta, notifica a viatura mais próxima e você tem o tempo de resposta muito mais rápido”, explicou Marcelo Ramos.
Habitação
Ao ser questionado sobre a questão de moradias para famílias que atualmente vivem em áreas de risco, Marcelo Ramos afirmou que seu plano de governo prevê a participação popular na construção da política de habitação. O candidato também disse ser viável, em parceria com o governo federal, a criação de ao menos 25 mil moradias e criticou o atual modelo de distribuição das habitações.
“Moradia popular será distribuída prioritariamente para quem vive em situação de risco”, diz Marcelo Ramos.
Saúde
Sobre a área da saúde, Marcelo adiantou que, se eleito, pretende construir novas Unidades Básicas de Saúde para atender todas as áreas da cidade, além de ampliar o horário de funcionamento dessas unidades até às 21h.
“Nós precisamos preencher esses vazios e garantir que nenhuma área da cidade fique sem cobertura de atenção básica”, defendeu o candidato. “Manaus tem 288 UBSs, dessas só dez funcionam com horário estendido. Nós vamos colocar todas com horário estendido”, completou.
Orçamento
Ramos explicou que o orçamento da prefeitura, em cerca de R$ 10 bilhões, seria suficiente para fazer as propostas sociais que estão sendo defendidas por ele durante a campanha. Entretanto, afirmou que apenas com as verbas federais é possível realizar as grandes obras de infraestrutura na cidade. O candidato disse ter a garantia do presidente da República, no seu mandato, caso seja eleito.
“Dá pra fazer muito mais do que fizeram até aqui”, pontuou. “O fato de eu ser aliado político, do presidente Lula ter a minha confiança, do presidente Lula ser meu amigo, certamente ajudará muito a cidade de Manaus”, completou.

Mais Notícias