24 de setembro de 2024

Marcia do PL (PL) minimiza participação dela e do partido nas gestões de Ortiz e Saud e evita detalhar propostas

Candidata à Prefeitura de Taubaté (SP) foi a primeira a participar da série de entrevistas ao vivo no Link Vanguarda. Marcia do PL (PL) é entrevistada pelo Link Vanguarda
Carlos Santos/g1
A candidata à Prefeitura de Taubaté (SP), Márcia do PL (PL), minimizou a participação dela e do partido em que também é presidente municipal nas gestões de Ortiz Júnior (Republicanos) e José Saud (PP), nesta segunda-feira (23), em entrevista ao vivo no Link Vanguarda.
“Lógico que não [temos responsabilidade pelas últimas gestões]. Nós não tínhamos a responsabilidade da gestão anterior, que deu continuidade, a pedido, e o Saud abraçou esse povo dentro da prefeitura”, afirmou.
“Esse modelo veio há 30 anos. A gente tem que acordar para isso. A gente tem que dar um basta nesse modelo engessado que se beneficia e come a vida da população, o dinheiro da população. O que eu defendo é uma gestão eficiente, comprometida e transparente”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Márcia do PL (PL) foi a primeira candidata à Prefeitura de Taubaté a participar da série de entrevistas ao vivo com candidatos ao cargo de prefeito da cidade no Link Vanguarda.
Conforme acordado e assinado pelos representantes dos candidatos, participam das entrevistas ao vivo os candidatos com 5% ou mais na pesquisa mais recente de intenção de voto do Ipec, contratada pela Rede Vanguarda. Veja o calendário:
Segunda-feira (23) – Márcia do PL (PL)
Terça-feira (24) – Loreny (Solidariedade)
Quarta-feira (25) – Sergio Victor (Novo)
Quinta-feira (26) – Ortiz Junior (Republicanos)
Coronel Paulo Ribeiro (PT) e José Saud (PP) participarão em entrevistas gravadas, que serão exibidas na sexta (27) e sábado (28), respectivamente.
A ordem das entrevistas foi definida em sorteio, com a presença dos representantes de cada candidato.
O tempo total da entrevista é de 20 minutos. Os últimos 30 segundos são reservados para que os candidatos defendam sua candidatura.
Saúde
Em relação à área da saúde, a candidata Márcia do PL (PL) foi questionada se vai insistir em entregar a administração do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (Hmut) ao Governo de São Paulo, que já manifestou não ter interesse.
“Com certeza. Eu trabalho com o governador Tarcísio e foi um erro de gestão. Um egoísmo, uma falta de abertura e de diálogo com a população e com todos os órgãos competentes. Foi um erro terrível para dominar todos os serviços de OSS. Quem pagou por isso foi a população. Quando dizemos em fazer um hospital municipal, vamos fazer com o Governo do Estado essa instalação. O Tarcísio tem um programa de investimento de 4 mil leitos no estado. Ele já ampliou 2 mil e vai ampliar e cuidar de Taubaté. Temos a Associação dos Municípios do Vale do Paraíba pedindo o estado para o Tarcísio porque é totalmente contrário e, além de prejudicar Taubaté com essa mentira e esse domínio sem estudo de impacto e tirando todas as possibilidades de saúde da nossa cidade, também prejudicou o atendimento de saúde de outras cidades. Esse hospital é um equipamento regional, não um equipamento municipal, como nos enganaram.”
A candidata ainda prometeu a construção de novos prédios para o hospital, sendo que nova unidade vai ficar no mesmo local onde atualmente funciona o Hmut.
“O novo hospital vai ser no próprio HMUT, no mesmo prédio onde está. Como vamos perder todo o investimento que temos lá e deixar mais um equipamento ocioso? Temos que ter estrutura física para um atendimento melhor, para abrir o entorno dele e dar resultado. Não podemos ficar sem planejamento”.
Educação
Em relação à educação, Marcia do PL (PL) foi perguntada sobre como vai ampliar a rede municipal para evitar filas e como vai zerar a fila em creches.
“O que nós vamos fazer é resolver. Nós nunca tivemos indicadores reais do que acontece na prefeitura. Qual é o número? Quando você vê uma divulgação de governos anteriores, na mídia é outra coisa. A gente precisa chegar e levantar os indicadores com uma gestão séria. Levantar dados reais. O que eu posso te garantir é que a gente vai zerar essa fila. O povo de Taubaté merece respeito e é isso que nós vamos fazer. É gestão, respeito e inovação. É assim que a gente vai cuidar de Taubaté.”
Piscinões
Marcia do PL (PL) também foi questionada sobre a construção de piscinões, já que o plano de governo dela cita a medida como forma para contingenciar alagamentos, mas não informa o número de piscinões e os locais onde eles vão ficar.
“Prometeram (gestões anteriores) piscinões na Baronesa, no Campos Elíseos e no Parque Aeroporto. No Parque Aeroporto foi feito 80% de um piscinão, não conteve a água e nós perdemos uma vida lá na última chuva, no Parque Três Marias. A filha não conseguiu salvar o pai cadeirante na época da chuva. É com verdade que a gente vai fazer. Você sabe que foi prometido isso no programa Acelera Taubaté. Você vai lá e pergunta para o pessoal do Campos Elíseos, do Baronesa. Não foi resolvido. Nem estudo de macrodrenagem. Não se faz uma obra daquela”
“Um estudo já está aprovado. É parque de alagamento, porque piscinão já é ultrapassado. O piscinão hoje é muito caro e a manutenção é pior ainda. A gente já aprovou o parque de alagamento e a linha da micro e macrodrenagem da Avenida do Povo e da Desembargador. É assim que se faz. Nos endividou e não cumpriu”.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias