19 de outubro de 2024

Marco Aurélio (Novo) promete gabinete de crise para terminar obras, gestão com diálogo e valorizar bons servidores públicos

Candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) foi entrevistado na noite desta terça-feira (15) no EPTV2. Ele disputa a chefia do Executivo com Ricardo Silva (PSD). Em entrevista à EPTV na noite desta terça-feira (15), o candidato a prefeito de Ribeirão Preto (SP) Marco Aurélio (Novo) disse que vai fazer uma gestão com diálogo, prometeu instalar um gabinete de crise para terminar as obras atrasadas e a valorização dos bons servidores públicos para entregar serviços de qualidade à população.
Ele foi sabatinado pelo jornalista Guilherme Nali, ao vivo, no EPTV2 (veja, acima, a entrevista na íntegra).
No 1º turno, realizado em 6 de outubro, Marco Aurélio obteve 66.136 votos (24,94%) ante 128.466 votos (48,45%) do adversário Ricardo Silva (PSD), primeiro colocado.
Marco Aurélio (Novo), candidato a prefeito de Ribeirão Preto, SP, nas eleições 2024
Flávia Santucci/g1
IPM
O candidato disse que pretende fazer uma gestão com diálogo, principalmente nos assuntos voltados aos servidores municipais da ativa e aos aposentados. No caso do Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM), deve atuar para garantir o equilíbrio financeiro.
“Temos que chamar as pessoas para o dialogo, a gente entende e é claro pra todos quem conhece a gestão publica, analisou os balanços e entendeu os números, realmente é um problema que tem a gestão e a gestão precisa resolver. Como resolver isso? Da forma nova com que nós estamos conversando com as pessoas. Hoje mesmo eu estive reunido com os servidores aposentados, para discutir de que maneira a gente conseguiria melhorar e cobrir o déficit que existe, existem algumas pendências de gestões anteriores, e não é de agora. São problemas que vão se acumulando ao longo de anos, entra gestão e sai gestão e não são resolvidas. Eu acredito que muito pela prática da velha política como ela é, que acaba se distanciando muito das pessoas e tomando decisões de gabinete.”
Orçamento e funcionalismo
Em Ribeirão Preto, 53% do orçamento são direcionados ao pagamento de cerca de 10 mil servidores municipais. Sobre enxugar a máquina pública, Marco Aurélio disse que vai valorizar e estimular os servidores que trabalham bem e que se inspira no governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para essa fazer um “saneamento” nos cargos.
“O funcionalismo público é a grande força de transformação para levar serviços de qualidade às pessoas. Têm que ser valorizados, reconhecidos e estimulados. Esse modelo é o modelo que nós fizemos em Minas Gerais, na gestão do nosso governador Romeu Zema, e também em Joinville (SC). Nós vamos trazer esse modelo para cá, criando inclusive planos de incentivo. Agora, é uma administração entre receitas e despesas. O que traz o desequilíbrio? É a falta de desenvolvimento, geração de emprego e renda, um conselho pra trazer empresas, gerar negócio, projetar a cidade para a prosperidade e também conciliar, balancear com o atendimento das demandas sociais. Como fazer isso? O saneamento. Eu penso que o principal problema que a gente tem percebido são os problemas de corrupção generalizada que acontecem em toda gestão pública. O exemplo de Minas Gerais com o governador Romeu Zema, logo que ele assumiu no seu primeiro mandato, pasme, mais de 50 mil cabides de emprego foram removidos do governo de MG. São pessoas que estavam consumindo recursos públicos, de impostos, de quem gera emprego e renda e movimenta a economia, que estavam ali mal distribuídos A velha política traz esse peso, principalmente aqueles partidos que carregam muitas coligações.”
Empreendedorismo
O candidato do Novo disse que pretende fazer parcerias com a iniciativa para ajudar pessoas que querem empreender a terem formação profissional e conhecimentos técnicos para que consigam administrar o próprio negócio com prosperidade.
Obras atrasadas
Marco Aurélio disse que vai instalar um gabinete de crise para resolver o atraso das obras públicas em Ribeirão Preto e que pessoas qualificadas já estão sendo selecionadas para formar a equipe.
Biografia
Marco Aurélio Martins tem 53 anos, é casado e pai de cinco filhos. Natural de Ribeirão Preto, é graduado em química industrial pela Unaerp e tem pós-graduação em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Empresário há 30 anos, já atuou como superintendente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) entre 2005 e 2011.
Esta matéria está em atualização

Mais Notícias