Nesta primeira etapa de vacinação, estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos. Vacinas Qdenga (nova) e Dengavaxia, que são as autorizadas pela Anvisa para aplicação no Brasil
Vanessa Camilo/Inter TV Cabugi
A Prefeitura de Marília (SP) divulgou que vai iniciar a vacinação contra a dengue na próxima quarta-feira (8).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O município deve receber as 3.498 doses do imunizante a partir de segunda (6). As vacinas serão entregues pela Secretaria de Estado da Saúde em lotes de aproximadamente mil doses.
Nesta primeira etapa de vacinação, estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.
A Secretaria de Saúde informou que, assim que houver a chegada dos imunizantes à cidade, será iniciada a distribuição para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para as Unidades de Saúde da Família (USFs), a partir de terça (7), concluindo a entrega das doses na quarta, quando haverá também o início da imunização.
O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de quatro a 60 anos.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: