Cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa em Porto Velho no Dia Internacional da Mulher. Marília Pimentel, anos 55 anos, foi eleita como reitora da universidade onde se formou.
Unir/Divulgação
A professora Marília Pimentel foi empossada reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir) na manhã desta sexta-feira (8) em Porto Velho. Ela ocupa o lugar deixado por Juliano Cedaro, vice-reitor que esteve no exercício da reitoria desde abril de 2023.
A nova reitora foi nomeada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em 29 de fevereiro deste ano para um mandato de 4 anos, começando a partir de 7 de março de 2024.
Durante a cerimônia, realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALERO), Marília destacou a gestão da última reitora eleita, Marcele Pereira, que esteve a frente da universidade durante a pandemia, e do vice-reitor Juliano que assumiu em 2023.
‘Idade é só um número’: conheça mulheres que alcançaram a realização profissional depois dos 50 anos
Marília também mencionou os desafios que terá pela frente, os novos projetos e disse que vai trabalhar para diminuir a evasão de estudantes na Unir e pela valorização da única universidade pública do estado.
“Estamos inaugurando nos próximos dias o restaurante universitário de Porto Velho, vamos terminar obras nos campi como por exemplo o restaurante universitário do campus de Rolim de Moura, a clínica veterinária também do campus de Rolim de Moura, e o nosso tão esperado teatro aqui do campus de Porto Velho. Também temos planejamento para novos cursos em alguns campi da Unir e a expansão da nossa graduação e dos programas de pós-graduação”.
Sobre o foco para a nova gestão, a reitora ressaltou a transparência e o diálogo.
“Expansão, diálogo, comprometimento, uma gestão transparente, que dialoga com todos, que discuta a universidade, planeja e que coloca em prática muitos projetos que já estão sendo gestados há algum tempo. Uma gestão compartilhada e solidária”.
Nova reitora da Unir é empossada
Nova reitora da Unir é empossada
Nova reitora da Unir é empossada
A seleção da reitora
O processo de seleção da nova reitora da Unir passou por diversas etapas, sendo iniciada pela consulta à comunidade acadêmica, com candidaturas e apresentação de propostas. A primeira etapa foi realizada entre novembro e dezembro de 2023 e a votação reuniu alunos, professores e técnicos administrativos.
A segunda etapa foi a eleição no Conselho Superior Universitário que, após receber o resultado da consulta à comunidade, elegeu a lista tríplice, que foi enviada para o Ministério da Educação (MEC) e à Presidência da República.
A partir da lista foi escolhida e nomeada a nova reitora, sendo seguida a tradição de respeitar a decisão da comunidade acadêmica.
Renúncia da vice-reitora
Pouco mais de dois meses após a eleição de reitor e vice, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) pode fazer uma nova votação. Isso porque a vice-reitora eleita, Viviane Ricciotti, renunciou ao cargo após ser denunciada por apresentar um diploma falso de doutorado à universidade. E como fica a reitoria após a renúncia?
Segundo a Unir, o Conselho Universitário analisará o caso, mas uma das possibilidades é que seja realizada uma nova eleição. Esse novo processo não afeta o posto da reitora eleita, Marília Pimentel, uma vez que as eleições dos dois cargos acontecem de forma separada, mesmo que simultaneamente.
Marília Pimentel e Viviane Ricciotti foram eleitas reitora e vice-reitora da Unir, respectivamente, em dezembro de 2023. As eleições foram realizadas depois que a então reitora, Marcele Pereira, renunciou ao cargo em razão de problemas de saúde.
Unir sem reitoria: o que é e qual a importância do cargo renunciado em Rondônia
O g1 entrou em contato com a professora Viviane Ricciotti em busca de posicionamento sobre o caso, mas não obteve retorno.