O conselho de jovens empresários da associação comercial de Maringá promove oportunidade de amadurecimento empresarial. Capacitações, pesquisas, treinamentos, debates e integração entre jovens empresários de Maringá. Esta é dinâmica do Conselho do Jovem Empresário de Maringá (Copejem), braço da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), que incentiva os participantes a inovar rumo ao sucesso.
Pelo grupo, há mais de 30 anos em atividade, passam jovens de 18 a 35 anos que buscam se capacitar e manter negócios ativos. O objetivo é preparar os membros para gestões em suas empresas e formar líderes na comunidade empresarial maringaense, incentivando a habilidade empreendedora que fortalece o desenvolvimento do município e região.
O Copejem realiza cursos, seminários, palestras, clube de leitura e visitas técnicas em empresas de sucesso. Independente das ações, os conselheiros costumam se reunir ordinariamente uma vez por semana, com eventos extras a depender do tema.
Além disso, nos encontros são planejados e desenvolvidos projetos de impacto social, todos de forma voluntária e sem fins lucrativos. Parte da essência do Copejem, a atuação no campo social visa incentivar os jovens a verem seus negócios não apenas com o objetivo de gerar lucro, mas com o propósito de impactar e transformar positivamente a comunidade.
Eventos
Um dos exemplos de eventos tradicionais no Copejem é o Impacta, criado em 2018. Seu objetivo é disseminar casos de sucesso e incentivar os jovens a empreender, mostrando que é possível gerar lucro e impacto socioambiental positivo. O Impacta conta com apresentações curtas e mesa-redonda para debate e troca de ideias.
Divulgação
Também na área social, o Copejem instalou no Terminal Intermodal Urbano de Maringá uma estante com mais de 200 títulos, doados por jovens empresários, Sebrae/PR e Sicredi Dexis. Qualquer pessoa pode retirar livros para aproveitar o conteúdo, bem como doar livros, promovendo uma troca.
São frequentes eventos como as visitas técnicas em empresas, que são uma forma de trazer experiências aos membros do conselho, proporcionando que conheçam os processos e metodologias de gestão de negócios de portes diversos em Maringá, na região e em outros estados.
Divulgação
Inscrições para novos membros
Para ser membro do Copejem é preciso passar por processo seletivo que ocorre uma vez ao ano. Em anos anteriores, o número de candidatos ao conselho chega perto dos cem inscritos, sendo 20 selecionados por meio de avaliação em três etapas. Ao passarem na seleção, os novos membros são considerados trainees até cumprirem pré-requisitos durante seis meses, antes de serem efetivados.