Paciente de 49 anos teve paralisia nos membros superiores. Tripulação do barco onde ele estava pediu socorro, via rádio. Pescador com sintomas de AVC é resgatado pela Marinha em alto-mar no Pará.
Reprodução / Marinha do Brasil
Um pescador com sintomas de acidente vascular cerebral (AVC) foi resgatado pela Marinha do Brasil em alto-mar no Pará.
O resgate foi na noite de sexta-feira (31), a cerca de 278 quilômetros a nordeste de Belém, quando o paciente de 49 anos apresentou problemas de coordenação motora.
Segundo a Marinha. o resgate durou três horas e foi o primeiro feito em horário noturno com o emprego de helicóptero UH-15 na história da Marinha do Brasil.
A aeronave pousou na Base Aérea de Belém, pouco antes das 21h, onde duas ambulâncias – uma da Marinha e outra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – aguardavam o paciente, que foi levado para o Pronto Atendimento da Sacramenta.
Marinha resgata pescador com sintomas de AVC em alto-mar no Pará.
Reprodução / Marinha do Brasil
De acordo com a Marinha, o resgate começou por volta das 16h, quando a tripulação do barco “Prosperando com Deus” pediu socorro,via rádio, informando que o tripulante estava com paralisia nos membros superiores.
Um médico do Hospital Naval de Belém (HNBe) conversou com a tripulação do barco pesqueiro e, ao ouvir o relato, concluiu que o paciente precisava de suporte médico avançado.
A aeronave da Marinha, do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte, modelo UH-15 Super Cougar, configurada para realizar “evacuação aeromédica”, foi acionada para o resgate do pescador, levando a bordo 10 militares, sendo dois pilotos, três mecânicos de voo, uma equipe de três mergulhadores, um médico e uma enfermeira.
O voo durou cerca de uma hora até a base naval. No momento do resgate, chovia forte e já era noite, como explica o capitão de Corveta Fuzileiro Naval Daniel Santos.
“Seguimos para um voo complexo. Estávamos próximos ao pôr-do-sol e havia uma grande concentração de chuva. Ao chegarmos na posição do barco pesqueiro, o local já estava completamente escuro. Conseguimos localizar a embarcação e fizemos toda a coordenação para resgatarmos o enfermo”.
A aeronave pairou sobre o barco, a uma altura de 50 metros. Dois mergulhadores, da equipe da Marinha de tripulantes aéreos de resgate, se lançaram ao mar, equipados com um cesto, que funciona como dispositivo de recolhimento de feridos.
O paciente, vestindo colete salva-vidas e seguro por cabos, foi recolhido e içado do mar até o helicóptero.
“Ele estava com diminuição súbita da força do membro superior esquerdo. Estava um pouco desorientado. Fizemos a hidratação, todos os cuidados de aquecimento e fomos conversando com ele”, detalha o Primeiro-Tenente Médico Davi Nunes.
Busca e salvamento
O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha na área Norte do país (Salvamar Norte) tem a missão de prover a salvaguarda da vida humana no mar e nos rios, utilizando navios, aeronaves e mergulhadores da Marinha, bem como embarcações particulares acionadas por uma estrutura de auxílio mútuo.
Em 2024, na área do Comando do 4º Distrito Naval, 59 pessoas foram resgatadas, com vida, a partir de situações, como queda n’água, tripulante enfermo, embarcação à deriva, colisões e naufrágio.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará