Cantor passou por cirurgia de urgência após sentir dores de cabeça e ser diagnosticado com o estágio avançado da doença, que não tem cura. Artista recebeu alta e se recupera em casa. Marrone na Festa do Peão de Americana
Júlio César Costa
Os médicos que acompanham o cantor Marrone, da dupla com Bruno, explicaram que ele deverá tratar o glaucoma pelo resto da vida para evitar a perda total da visão. O artista precisou passar por uma cirurgia de urgência após sentir dores de cabeça e ser diagnosticado com o estágio avançado da doença, que não tem cura (entenda o que é a doença).
“Para todos que já operaram de glaucoma: seu problema não está resolvido, fique perto do seu médico, continue o acompanhamento pelo resto da sua vida. A cirurgia pode deixar de funcionar, mas nós temos outras técnicas para utilizar; o importante é controlar a pressão do olho”, explicou o oftalmologista Francisco Eduardo Lima.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Francisco Eduardo e o também oftalmologista José Beniz Neto fizeram uma coletiva nesta terça-feira (18) para explicar o caso do artista, que precisou fazer a cirurgia nos dois olhos. O procedimento foi realizado no dia anterior, em Goiânia. Marrone recebeu alta na mesma data e se recupera do procedimento em casa.
TUDO SOBRE O CASO:
Marrone ficou aflito e em ‘choque’ ao descobrir avanço de glaucoma e que teria que fazer cirurgia de urgência, diz médico
Marrone perdeu parte da visão por causa do glaucoma, diz médico
Entenda o que é glaucoma avançado e a cirurgia de urgência feita por Marrone
Cantor Marrone passa por cirurgia de urgência em hospital de Goiânia
Filha de Marrone diz que soube da cirurgia de urgência do cantor por rede social: ‘Angústia’
Importância do acompanhamento
Os médicos ressaltaram a importância da prevenção da doença e recomendaram que, após os 40 anos, as pessoas façam consultas de checagem com médicos oftalmologistas.
“É uma doença principalmente da idade adulta e avançada. Uma pessoa que não tem doença nos olhos pode ir ao oftalmologista no máximo a cada dois anos. Mas quem tem glaucoma deve fazer exames pelo menos a cada seis meses. Em casos graves, as consultas podem ser ainda mais frequentes”, explicou José Beniz.
Glaucoma de Marrone
Marrone durante apresentação
Érico Andrade/g1
Os médicos contaram que o cantor mencionou que a mãe e alguns parentes foram diagnosticados com glaucoma e que o fator hereditário pode, sim, contribuir para o desenvolvimento da doença. José Beniz destacou que o glaucoma é uma doença silenciosa, sem sintomas, que se agrava sem que o paciente perceba.
“Ele já usava colírios para o glaucoma, mas no caso dele, apesar de já ter um comprometimento do campo visual, felizmente a visão central não foi perdida. A acuidade visual, ou seja, a clareza de visão, é 100% e boa”, contou o médico.
Conforme José, o artista segue levando uma vida normal e pode continuar fazendo shows sem problemas, desde que a doença não progrida. “Por isso, ele deve manter o acompanhamento oftalmológico para verificar a situação do campo visual, da tomografia óptica, do nervo óptico e da pressão ocular”, explicou o médico.
Cirurgia e alta
A assessoria informou que Marrone recebeu alta e foi para casa no mesmo dia. Segundo a irmã do cantor, Cida Ferreira, a cirurgia foi rápida, cerca de 25 minutos em cada olho, e Marrone passa bem.
Segundo o Hospital de Olhos (CBCO), ele foi operado com sucesso e está bem, mas precisará de 15 dias de afastamento e, posteriormente, deverá passar por uma nova avaliação. Conforme a assessoria, nenhum show será cancelado e Bruno, da dupla com Marrone, seguirá com a agenda de apresentações.
Em entrevista à TV Anhanguera, Mel Ferreira, filha do sertanejo, disse que soube do caso por uma rede social.
“Foi uma angústia aqui. Do nada, eu vi pelo Instagram que ele estava na cirurgia. Eu vim correndo para o hospital. Já vi ele, está falando com todo mundo, fazendo as graças, está ótimo já”, explicou.
Filha de Marrone diz que soube da cirurgia de urgência do cantor por rede social
O que é o glaucoma?
Ao g1, a médica Fátima Camargo explicou que o glaucoma ocorre quando a pressão elevada dentro do olho danifica o nervo óptico. Apesar de não ter cura, a doença é controlável. Em alguns casos mais leves, segundo a especialista, esse controle pode ser realizado por meio do uso de colírios.
“O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Alguns casos conseguimos controlar com o uso de colírios, e outros, mesmo com a dose máxima de colírio, não se consegue controlar a pressão intraocular. Aí é necessária a realização de cirurgia”, detalhou a especialista.
Em casos mais graves, como o de Marrone, pode ser necessária a realização de uma cirurgia de urgência. Apesar de não ter sido divulgada a técnica utilizada na cirurgia do cantor, a especialista explicou que as novas tecnologias permitem a realização de vários tipos de procedimentos para o controle do glaucoma.
“Felizmente existem várias técnicas, como alguns stents que colocamos no ‘ângulo’ da córnea iridocorneana. É um tipo de stent que faz um efeito similar ao stent colocado no coração, melhorando o fluxo do humor aquoso, que é o líquido que circula dentro do olho, controlando a pressão”, explicou a médica.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás