16 de janeiro de 2025

Mauricio de Sousa, homenageado em exposição fotográfica, fala sobre carreira e Ziraldo: ‘Sempre estará em todos os corações’

Criador da Turma da Mônica é um dos mais de 20 cartunistas da mostra fotográfica que será exibida no saguão de artes do Sesi Sorocaba a partir desta sexta-feira (26). Visitação é gratuita e vai até o dia 29 de setembro. Maurício de Souza é homenageado em exposição fotográfica em Sorocaba
Caio Gallucci/Divulgação MSP
Reunindo grandes nomes da ilustração brasileira, uma exposição fotográfica que chega ao Sesi de Sorocaba (SP), nesta sexta-feira (26), traz registros de mais de 20 cartunistas fotografados por Paulo Vitale. Entre os artistas, está Mauricio de Sousa, criador da tão amada Turma da Mônica.
Ao g1, o cartunista e empresário resgatou detalhes sobre sua carreira no mundo dos quadrinhos, a importância da mostra fotográfica e relembrou do amigo Ziraldo, que morreu no início de abril.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Antes de ser conhecido pelas histórias ambientadas no Bairro do Limoeiro – cenário fictício dos quadrinhos da Turma da Mônica – Mauricio precisou conquistar espaço para publicar suas tirinhas. Frustrado com a rejeição, trabalhou como jornalista em um grande veículo de comunicação em São Paulo.
“O editor de arte me atendeu muito mal e disse para eu procurar outra coisa pra fazer, porque ‘desenho não dava futuro’. Saí da sala dele desolado. Um jornalista na redação me viu daquele jeito e perguntou o que havia acontecido. Balbuciei quase chorando e ele disse que o melhor pra mim seria entrar no jornal em outra função e fazer amizades até que eu conseguisse publicar desenhos”, lembra.
Aos 19 anos, Mauricio levou seus desenhos para tentar um emprego em um jornal de SP, mas voltou frustrado
Redes Sociais/MSP
Trabalhou por cinco anos como revisor no local, até publicar sua primeira tirinha de quadrinhos, com os personagens Bidu e Franjinha. “Pedi demissão de jornalista e arrisquei tudo em ser desenhista. Ganhava menos, mas era o que eu sempre quis. E hoje estou aqui, vivendo de desenho.”
“A vida nos dá a oportunidade de evoluirmos por meio dos problemas que enfrentamos, e esse desafio aconteceu várias vezes em meu caminho. Na época, já tinha minhas três primeiras filhas: Mariângela, Mônica e Magali. Ficou muito complicado comprar comida e pagar o aluguel, mas fui em busca de vários jornais pequenos para distribuir minhas tiras e, aos poucos, consegui superar o desemprego com dezenas de jornais que começaram a me publicar. Dei a volta por cima com a ajuda de muita gente, inclusive da minha família.”
Família que inspirou a criação de diversos personagens de Souza. “Sempre procurei me inspirar em pessoas que conhecia. Meus filhos e amigos de infância, tios, avó e até em mim próprio. As histórias são as que vivi quando criança, e o Horácio, por exemplo, foi inspirado em meus pensamentos de vida. Todas as pessoas podem virar personagens, porque cada uma é única”.
Mauricio de Sousa sempre se inspirou em sua família para a criação de seus desenhos
Claudio Belli/Divulgação MSP
Histórias que ensinam
Após mais de seis décadas de de histórias em quadrinhos, Mauricio menciona a satisfação que sente ao saber que contribuiu para a educação de milhares de crianças. “Ser reconhecido é uma grande honra, mas a minha medalha no peito é saber que, durante esses quase 65 anos de publicações, ajudei milhões de crianças a se alfabetizarem e serem estimuladas à leitura.”
“Quem lê quadrinhos na infância, logo vai para os livros e se formam e informam da vida. Isso serve para crianças em todo o mundo.”
Mauricio de Sousa contribuiu para a educação e alfabetização de crianças em todo o Brasil
Caio Gallucci/Divulgação MSP
Amizade com Ziraldo
No dia 6 de abril deste ano, o Brasil perdeu um dos maiores cartunistas da história: Ziraldo. Ao g1, Maurício de Souza relembrou, com saudades, a amizade com o “pai” do Menino Maluquinho.
“Falar de Ziraldo é falar de um irmão na vida, no desenho e letras. Por várias vezes estivemos juntos, e, recentemente, fizemos uma parceria em três livros pela Editora Melhoramentos. Ele sempre estará em todos os corações e mente de milhões de crianças pelo Brasil e pelo mundo”, compartilha Mauricio.
Ziraldo é um dos desenhistas homenageados na mostra assinada pelo fotógrafo Paulo Vitale. Conheça mais sobre a exposição:
‘Cartunistas’
A mostra fotográfica “Cartunistas” será exibida no saguão de artes do Sesi Sorocaba a partir desta sexta-feira. O horário de funcionamento é das 14h às 19h de quarta a sexta-feira, e das 10h às 19h aos sábados e domingos. A visitação é gratuita e vai até o dia 29 de setembro.
“Achei a ideia desta exposição sensacional!”, comenta Mauricio de Sousa. “O Paulo Vitale é um grande fotógrafo e me fotografou desenhando o Horácio em um vidro em minha frente, sobrepondo eu e o personagem – meu alter ego – na mesma imagem. Não vi a exposição ainda, mas sei que para cada desenhista ele bolou algo especial”.
O Sesi Sorocaba fica na Rua Gustavo Teixeira, 369, na Vila Independência.
Confira os cartunistas que serão homenageados:
Mostra fotográfica reúne os maiores cartunistas do Brasil retratados por Paulo Vitale
Initial plugin text
*Colaborou sob supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias