28 de dezembro de 2024

Medalhista em olimpíada de matemática, altruístas e queridos na comunidade: quem são os adolescentes mortos atropelados por homem embriagado em SP

Kaique Peres Santana, de 16 anos, e Heros Alcondas de Abreu, de 15 anos, eram melhores amigos, moravam na mesma rua e faziam quase tudo juntos. Os jovens estavam a caminho do futebol no sábado (31) e foram atingidos na calçada pelo motorista Sérgio Roberto de Paulo. Adolescentes são atropelados na Zona Norte de SP; motorista estava alcoolizado
Dois adolescentes morreram após serem atropelados por um motorista embriagado na Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, na manhã do último sábado (31).
Kaique Peres Santana, de 16 anos, e Heros Alcondas de Abreu, de 15 anos, eram melhores amigos, moravam na mesma rua e faziam quase tudo juntos. A morte precoce chocou a comunidade, que tinha grande carinho pela dupla.
“O Heros e o Kaique eram a alegria da nossa rua. Hoje essa rua tá um luto”, lamentou Deivid Gomes, primo de Heros.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Kaique estava prestes a realizar o sonho de estudar fora do Brasil: estava de malas prontas para a Inglaterra. “O aniversário dele foi na terça, e o presente dos pais dele, da minha irmã e do meu cunhado, era dar essa viagem para ele poder estudar”, contou Rodrigo Peres, tio do jovem.
Em junho deste ano, ele ganhou medalha de bronze na Olímpiada Estadual de Matemática. Os professores ainda não acreditam no que aconteceu.
“Ter uma profissão, ser um homem de bem, ajudar os pais, a família, esse era o sonho do Kaique. Moramos numa comunidade que não é fácil, e o Kaique tinha sonhos de desbravar esse mundão afora. Isso deixa a gente com o coração partido”, relatou Maria de Oliveira Galdino, professora de Kaique.
“O que eu tenho a dizer é que ele irradiava alegria, ele fazia com que a escola ficasse unida e a todo momento, era um aluno que tinha um sorriso maravilhoso, contagiava todo mundo”, disse Wellington Correa, professor do adolescente.
Heros era muito querido na escola onde estudava. Na manhã desta terça-feira (3), amigos e funcionários fizeram uma homenagem a ele no pátio do colégio.
A família lembra que o jovem era cheio de planos: “Ele era atencioso, tinha saúde pra dar e vender. Esse menino tinha planos na vida, tanta coisa na vida. Ele só saiu pra jogar bola”, contou Dirce Abreu, tia de Heros.
“Ele era um amor, era minha joia rara, um menino obediente, caseiro, ia da escola pra casa, da casa pra escola. Me abraçava, me beijava. Meu filho, meu filhinho… Eu não posso ficar chorando, porque ele não gostava de me ver chorando… Levantar a cabeça, né”, lamentou a avó, Fátima Elman.
O adolescente era doador de órgãos. A família disse que os procedimentos médicos ainda estão sendo feitos no hospital em que ele foi levado após o acidente, em Santo André, no ABC Paulista.
Para quem perde alguém dessa maneira, a dor se mistura com revolta.
“Justiça, claro. Justiça, por favor, meu Deus. As crianças são muito queridas aqui no bairro, o Kaique e o Heros eles adotaram várias famílias aqui no bairro. Como o Kaique trabalha na ONG com assistência social, as pessoas vinham procurar. Às vezes, um amiguinho necessitava de alguma coisa, e eles eram os garotos que levantavam verba. E um cara bêbado tirou a vida dos dois garotos num esporte, no lazer, no futebolzinho deles”, declarou Rodrigo Peres, tio de Kaique.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que o motorista foi preso em flagrante no sábado e solto pela Justiça depois da audiência de custódia.
Já o Tribunal de Justiça de São Paulo informou que o juiz responsável pelo caso concedeu liberdade provisória ao agressor no domingo e suspendeu a habilitação dele por um ano.
Sobre o aumento de mortes no trânsito, o Detran disse que desenvolve políticas públicas que aumentem a segurança viária e conscientizem a população.
O departamento também informou que, só em julho, fiscalizou mais de 37 mil e 700 veículos em 51 operações da Lei Seca no estado.
Atropelamento
Os dois jovens seguiam para um jogo de futebol na manhã de sábado (31) quando foram atropelados na calçada pelo motorista Sérgio Roberto de Paula, de 53 anos.
Sérgio de Paulo foi preso em fragrante por dirigir embriagado, após ter sido submetido ao exame de bafômetro. Segundo o Tribunal de Justiça de SP, ele foi solto após audiência de custódia no domingo (9). O juiz concedeu liberdade provisória ao agressor e suspendeu a habilitação dele.

Sergio de Paula deve cumprir medidas cautelares como comparecimento mensal ao juízo por ao menos 12 meses, proibição de dirigir também pelo prazo de 12 meses e ausentar-se da cidade.
Na delegacia, o motorista contou aos policiais que esteve até o início madrugada de sábado (31) bebendo em uma festa na quadra de uma escola de samba da Freguesia do Ó, na Zona Norte, com a namorada.
Ao sair do local foi para casa porque precisava trabalhar e trocar de roupa. Ao sair para o trabalho dirigindo o carro da namorada, cochilou ao volante e perdeu o controle do veículo, acordando apenas após o acidente.
Homem atropela jovens na Zona Norte de SP
Reprodução/ TV Globo
Heros foi socorrido e levado em estado grave na Santa Casa de São Paulo pelo SAMU, enquanto Kaique foi atendido pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, e levado ao Hospital das Clínicas de São Paulo.
O pai de um dos meninos, Lucas Gomes de Abreu, narrou aos policiais na delegacia que conhece o homem que atropelou os dois meninos. E que ele mora no mesmo bairro das vítimas e não raro é visto em bares ingerindo bebida alcoólica, dirigindo normalmente mesmo estando bêbado.
Nas redes sociais, a Escola Estadual Professora Elizabeth Aparecida Simões Mesquita lamentou a morte de Kaique e disse que ele era medalhista da Olimpíada de Matemática do Estado de SP (OMASP).
Postagem da Escola Estadual Professora Elizabeth Aparecida Simões Mesquita, na Freguesia do Ó.
Reprodução/Facebook

Mais Notícias