Programa da ALE-RR intermediou resolução entre morador e Companhia de Águas e Esgotos de Roraima Problemas no esgoto foram constatados no bairro Santa Luzia
Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR
O autônomo Luiz Lima Silva, de 70 anos, é morador do bairro Santa Luzia, zona Oeste de Boa Vista, onde um problema na rede de esgoto da Rua Francisco Sales Vieira causou a ele dor de cabeça. O idoso percebeu que a água estava voltando e se acumulando nas tubulações. Ao verificar, constatou que o empecilho era na caixa de esgoto, causando mau cheiro. Uma denúncia foi enviada ao Programa Fiscaliza, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que atuou para solucionar a demanda.
Luiz Lima contou que percebeu canos entupidos
Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR
“Notei que o cano estava entupido e cheio de água, e não é normal. Abri a caixa e vi que estava cheia e vazava. Eu abri uma vala para escorrer a água de esgoto, porque não tinha muito o que fazer. A equipe do Fiscaliza passou por aqui, fez a solicitação e arrumaram. Estou satisfeito, porque está resolvido esse problema de esgoto a céu aberto. Fedia muito, ainda bem que o vento levava [o mau cheiro]”, detalhou o aposentado.
Criado para auxiliar nas demandas da população, o Programa Fiscaliza recebe denúncias anônimas ou não, de situações do cotidiano, como falta de iluminação pública, alagamentos devido à ausência de drenagem, vazamento de esgotos ou tampa de bueiros, além de outras demandas, que podem ser enviadas pelo aplicativo Fiscaliza, WhatsApp (95) 98402-1735 ou pelo site. O programa recebe as denúncias, aciona os órgãos responsáveis e acompanha até solucionar o problema.
No caso do aposentado, o diretor do Fiscaliza, Rhomer Lima, disse que há constantes reclamações sobre a rua onde ele mora, por causa de uma estação elevatória da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). As equipes já estiveram outras vezes no local para auxiliar na resolução de denúncias feitas pelos moradores.
Diretor do programa, Rhomer Lima
Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR
“Foram até a casa de Luiz, constataram o problema e, mediante o que se viu, foi elaborado um relatório, reunindo as informações, fotografias, para evitar a distorção de informações. Entramos em contato com a Caer, que prontamente veio resolver o problema. Portanto, aquela água contaminada que afetava o lençol freático gerando doenças e incômodo para a população, não tem mais. Ficamos felizes que isso tenha sido solucionado”, reforçou Lima.
Trabalho que não para!
Para o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio, um dos objetivos do Parlamento é aprimorar os serviços prestados à população.
Presidente Soldado Sampaio fala sobre ações do Fiscaliza
Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR
“Esse canal de comunicação entre o poder público e a sociedade é muito importante, porque nos permite conhecer as necessidades diárias dos cidadãos e trabalhar para que elas sejam solucionadas, com a participação direta de outras instituições públicas. Isso mostra a preocupação do parlamento em contribuir positivamente com a vida das pessoas”, enalteceu Soldado Sampaio.
Com o período de inverno, a tendência é que esses números aumentem. Por essa razão, o diretor Rhomer Lima afirma que a sociedade pode contar com a mão amiga do programa, tanto a capital quanto as cidades do interior do Estado, para melhorar a prestação do serviço público. Ela faz ainda um alerta sobre as chuvas.
“Nossa abrangência é em todo o Estado. Então, quando tiverem um problema, nos procure e vamos acionar os órgãos competentes. Graças a Deus, temos solucionado muitos casos. Nesse inverno, muitas pessoas, de forma errônea, canalizam as águas fluviais para dentro do sistema de esgoto, o que não deve ser feito. Pedimos que a sociedade também se conscientize em relação a isso”, encerrou.