Médico Willgner Porto e equipe de posto médico instalado no Parque do Povo perceberam frequência de atendimentos após foto dele viralizar e o tornar conhecido como “médico gato do PP”. Willgner Porto, médico que atende no São João de Campina Grande e viralizou na internet
Erickson Nogueira/g1
Das situações inusitadas do São João 2024 de Campina Grande, como o “Open Xixi” e os drinks e comidas “diferentonas”, uma em especial viralizou na internet. A foto de um médico que está trabalhando no Parque do Povo durante a festa, circulou nas redes sociais, recebeu milhares de comentários e o fez ficar conhecido como “médico gato do PP”.
Saiba tudo sobre o São João 2024 da Paraíba
Formado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Willgner Porto, de 26 anos, está trabalhando pela primeira vez em um posto médico instalado no Parque do Povo, durante o São João de Campina Grande.
O lugar onde Wil, como é conhecido, trabalha, recebe demandas de urgência. Forrozeiros que vão curtir a festa e acabam apresentando intoxicação alcoólica e outros problemas como crises convulsivas e de ansiedade, são socorridos no local.
No posto também há espaço com leitos para estabilização dos pacientes e aplicação de medicação. E foi justamente em situações de atendimento que Wil e os outros profissionais de sua equipe perceberam que algumas pessoas estavam indo várias vezes para receber o mesmo atendimento. O motivo? Ver Wil, o médico gato.
Foto do médico Willgner Porto, o “médico gato do PP”, que viralizou na internet
Arquivo Pessoal/Willgner Porto
Wil ficou conhecido e passou a ser procurado no Parque do Povo depois que uma foto postada por ele no Instagram foi repostada por um desconhecido em outra rede social, o TikTok. Ele não sabia, mas a publicação teve milhares de curtidas e comentários elogiando sua aparência.
A partir daí, o médico e a equipe de profissionais de saúde, como enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham com ele, começaram a notar a repetição de um mesmo comportamento: a chegada de uma mesma pessoa, várias vezes na mesma noite, pedindo para ser atendida por Will.
[Percebemos] logo no início do evento, em um plantão bem caótico. E nesse dia foi tirada uma foto minha na frente da ambulância, e essa foto foi postada por um anônimo no TikTok (…) Quando recebi a notificação de que essa foto tinha viralizado foi uma surpresa! Visitei a rede social já tinha inúmeros comentários, visualizações e o surpreendente foi que um colega meu que eu já não tinha contato e está morando na Argentina que me mandou enquanto eu estava no plantão”, relatou Wil ao g1.
Wil não consegue cravar quantas pessoas foram ao posto médico pedindo para serem atendidas ele várias vezes em uma única noite. Mas, explica que a situação foi percebida também por várias outras pessoas da equipe que trabalha no posto, como Edna, enfermeira e colega de trabalho de Wil.
Médico gato do São João de Campina Grande viraliza nas redes sociais
Edna afirma que já no primeiro plantão do médico uma mesma pessoa quis ser atendida por ele várias vezes.
“O primeiro plantão de Wil aqui já chamou atenção. Veio uma moça, um pouco atordoada por conta do álcool, mas quando acordou, saiu e voltou passando mal de novo. A gente percebeu que ela não tinha bebido mais, Wil a atendeu novamente. Ela saiu e voltou pela terceira vez pedindo água, querendo que aquela pessoa em específico atendesse ela. E a gente começou a desconfiar, porém a gente trabalha com profissionalismo e ética, não teve momento de desconforto nem desrespeito, mas a gente comentou”, disse.
Ainda de acordo com a enfermeira, depois que a foto de Will viralizou a situação passou a se repetir com mais frequência. Em alguns casos, as pacientes já chegavam procurando o médico e até se negaram a receber atendimento de outras pessoas.
Depois que a foto viralizou, chegavam passando mal e perguntando ‘aquele médico gato não está hoje?’, a gente dizia que não e elas se levantavam e iam embora… Dentro do posto a gente mantém o profissionalismo, o respeito, não tem gracinha com paciente. Mas chamou atenção da gente porque elas veem e procuram, e quando percebem que ele não está no plantão, muitas levantam e vão embora”, relata a a enfermeira.
Willgner Porto e Edna trabalham juntos em um posto médico do Parque do Povo, no São João 2024 de Campina Grande
Erickson Nogueira/g1
Comprometido, Will diz ter se divertido, junto com a namorada, com os comentários. Ele afirma que, quando feito com respeito, os elogios são recebidos com bom humor.
“Se você for ver a foto, de fato é um comentário mais criativo que o outro, e a gente acabou rindo. Foi divertido no geral (…) Desde o início até o final do plantão, é profissionalismo. Estamos ali para ajudar, nada de descartar, sempre na medida do respeito. E quando a relação de médico e paciente é respeitada, está tudo ok”, afirma.
Além de se divertir com os comentários, o médico também diz ter ficado surpreso com a repercussão da foto, e muito feliz principalmente com o feedback de vários pacientes que aproveitaram para elogiar o trabalho de toda a equipe do posto médico do Parque do Povo.
“Estamos voltados a atender toda a demanda. Com o passar do tempo a gente foi recebendo um feedback dos pacientes que estão sendo atendidos, e não é uma coisa que a gente percebe muito porque a gente está atento ao trabalho. Mas, através dessas fotos e dos comentários, a gente acabou tendo a percepção dos pacientes elogiando toda a equipe, então foi muito legal no geral”, afirma.
Na reta final dos atendimento no São João 2024 de Campina Grande, o médico também tem aproveitado toda a visibilidade para conscientizar os forrozeiros sobre os cuidados com o excesso de álcool – o que tem ocasionado a maioria dos atendimentos no posto médico do Parque do Povo é realizado.
“A gente tem a graça de ter o Maior São João do Mundo, mas é importante curtir com prudência. É importante não só vir pra festa pra curtir, mas curtir com moderação. Cuidar não só da nossa saúde, mas também do próximo. Quando a gente tem uma intoxicação alcoólica excessiva, a gente predispõe aos riscos não somente a nossa vida mas também a dos outros. E a gente recebe muitos desses casos”, finaliza.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba