23 de janeiro de 2025

Médicos de cooperativa paralisam cirurgias realizadas pelo SUS em hospitais particulares do RN por atraso de pagamento


Serviços estão paralisados por tempo indeterminado desde às 7h desta quarta-feira (22). Segundo Coopmed, governo do RN atrasou pagamento de aproximadamente R$ 4 milhões. Hospital Rio Grande, em Natal (Arquivo)
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Médicos ligados à cooperativa Coopmed-RN paralisaram a realização de cirurgias de alta e média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em seis hospitais particulares de Natal, na manhã desta quarta-feira (22).
Segundo a entidade, a paralisação por tempo indeterminado envolve aproximadamente 160 profissionais que atuam em cirurgias cardíacas, pediátricas, oncológicas, ortopédicas e hemodinâmica. Esses especialistas realizam, em média, 3.700 procedimentos por mês.
O motivo da paralisação foi o atraso no pagamento de aproximadamente R$ 4 milhões, por parte do governo do Rio Grande do Norte.
Segundo a cooperativa, o valor é pago mensalmente no dia 30. Ainda de acordo com a entidade, o governo havia combinado de adiar o pagamento de dezembro para o dia 20 de janeiro, porém não realizou o pagamento nem justificou o atraso.
Os serviços estão afetados desde às 7h nos hospitais Liga Contra o Câncer, Rio Grande, Paulo Gurgel, Memorial, Hospital do Coração e Varela Santiago.
O g1 procurou a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), mas não recebeu posicionamento sobre o pagamento e a retomada dos serviços até a última atualização desta reportagem.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Mais Notícias