18 de novembro de 2024

Meio ambiente, animes e futebol lideram temas das obras no Salãozinho de Humor de Piracicaba

Edição de 2024 do Salãozinho teve inscritos de 16 cidades. Exposição será inaugurada em 31 de agosto no Armazém 14, no Engenho Central. Obra de Lina Rodrigues Pessoa homenageia Rita Lee e integra mostra do Salãozinho de Humor de Piracicaba.
Reprodução/Salão Internacional de Humor de Piracicaba
O 22º Salãozinho de Humor de Piracicaba (SP) recebeu 2.850 trabalhos inscritos na edição deste ano. A abertura da mostra com os 153 selecionados será no dia 31 de agosto no Armazém 14 do Parque do Engenho Central, um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade. Meio ambiente, personagens de animes e jogadores de futebol foram os temas mais retratados nas obras dos pequenos. A exposição também tem caricaturas em homenagens a artistas brasileiros, como Rita Lee e Ziraldo.
A edição de 2024 do Salãozinho teve inscritos de 16 cidades. O júri de seleção e premiação foi formado por Luiz Gustavo Paffaro, Synnove Dahlstrom Hilkner e Elaine Galane Albadejo.
O evento recebeu 1,2 mil trabalhos a mais que a edição do ano passado, quando o concurso teve 1.631 inscrições.
Entre os trabalhos selecionados estão desenhos e esculturas enviados por alunos de escolas de Piracicaba, Mogi Mirim, Rio Claro, Vinhedo, Cabo Frio (Rio de Janeiro) e demais cidades.
Menina correndo atrás de sonho é obra de Mirella Aparecida Amorim para o Salãozinho de Humor de Piracicaba.
Reprodução/Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Um dos jurados, Paffaro, destaca a maneira como as crianças e adolescentes retratam o cotidiano deles.
“Desenham o que vivem, temas de acontecimentos recentes no Brasil e no mundo e também tem muitas caricaturas, como Youtubers, jogadores de futebol, personagens das Olimpíadas, entre outros”, destaca.
LEIA MAIS 📝
Em duas décadas, Salãozinho de Humor de Piracicaba incentiva senso crítico e participação de meninas: ‘cenário mais igualitário’
Salão Internacional de Humor de Piracicaba chega aos 50 anos como ‘vitrine do mundo e resistência’, definem pesquisadores e artistas
Senso crítico
Para o artista, ensinar as artes gráficas aos pequenos é desenvolver o senso crítico já nesta época da vida. “A criança não tem a facilidade de se expressar, mas consegue fazer isso mais facilmente por meio do desenho”, observa.
O diretor do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu), Junior Kadeshi, comentou sobre a iniciativa que, na visão dele, forma futuras gerações de adultos criativos e críticos, como também os próximos artistas do humor gráfico..
“Ano após ano o Salãozinho de Humor nos surpreende com as técnicas e conteúdo trazidos por crianças de todo o Brasil. Isso nos mostra o quanto nossos pequenos estão antenados em assuntos que vão desde os personagens de desenhos animados, Youtubers, assuntos culturais e políticos”, disse.
A premiação do 22º Salãozinho de Humor será dia 12/10, no Dia da Criança, em horário a ser definido, no mesmo Armazém 14.
Cartaz
Ilustração do 22º Salãozinho do Humor de Piracicaba
Claudia Kfouri e Antônio Kfouri
Claudia Kfouri, em parceria com seu filho Antônio, de 9 anos, produziram o cartaz do 22º Salãozinho do Humor. “Foi uma festa quando recebemos o convite. Eu que ajudei ele”, brinca a mãe artista.
De acordo com Claudia, o cartaz do Salãozinho tem a temática do universo e busca chamar a atenção para questões do meio ambiente e das guerras, simbolizada pela cor cinza utilizada para colorir o planeja Terra.
“Para ajudar o astronauta (que pode ser qualquer um de nós, humanos) na missão de salvar o planeta e trazer suas cores de volta, chamamos várias criaturas extraterrestres para dar uma mãozinha”, completa a artista.
Salão
O 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP) terá mostra principal com 453 obras de artistas de 23 países escolhidos pelo júri de seleção nos últimos dias 13 e 14 de julho deste ano.
A lista com o nome de todos os selecionados, por categoria, pode ser conferida no site da Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba (AHA) e também será divulgada no Diário Oficial do Município entre os dias 22 e 26 de julho.
Nesta edição, a mostra recebeu 135 trabalhos a mais se comparado aos 318 da exposição comemorativa aos 50 anos do Salão, segundo a Secretaria Municipal de Ação Cultural (Semac) de Piracicaba.
Pedroka, do Brasil, foi selecionada na categoria tirinha
Pedroka/Reprodução/Salão Internacional de Humor de Piracicaba
O júri de seleção deste ano, composto apenas por mulheres nesta edição, analisou 2.897 trabalhos de 549 artistas vindos de 50 países, nas categorias cartum, charge, caricatura, quadrinhos, temática (Mulher) e escultura.
“As obras foram selecionadas ao longo de dois dias intensos em debates, defesas de entendimentos e a busca pelos melhores trabalhos para o 1º Salão Internacional de Humor de Piracicaba”, afirmou a organização.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias