26 de outubro de 2024

Memória TV Integração: em 2002, Pena Branca, da dupla com Xavantinho, se reencontrou com as origens e lembrou do tempo de criança na zona rural de Uberlândia

O programa Revista Semanal de maio 2002 exibiu um encontro do músico Pena Branca com o passado na roça em Cruzeiro dos Peixotos, em Uberlândia. O artista, que cantava a vida simples, teve reconhecimento internacional e deixou marca na música do sertão. Cantor Pena Branca durante o especial gravado no distrito de Cruzeiro dos Peixotos, em Uberlândia.
Arquivo/ TV Integração
A vida simples no pequeno distrito de Uberlândia, Cruzeiro dos Peixotos, foi cantada em versos por uma dupla que ganhou o mundo com a moda de viola, Pena Branca e Xavantinho. E em uma reportagem do programa Revista Semanal de 2002, a jornalista Karen Lobato levou Pena Branca a um reencontro com as raízes e memórias do tempo de menino, quando ainda era chamado de José Ramiro.
Pena Branca reencontrou uma vizinha, e no cenário simples do interior, fez o que mais gostava: cantou. Relembrou clássicos como “Cio da Terra” do amigo Milton Nascimento.
A reportagem foi produzida e editada pela jornalista Emilene Silva que relembrou o período em que conviveu com o artista nos últimos anos de vida dele.
“Nesta produção a ideia era mostrar um pouco das raízes dele. Por tantos anos, Pena Branca fez história na música brasileira ao lado do irmão, Xavantinho. E os dois são parte de uma geração que ajudou a popularizar a música caipira, esse gênero que retrata a vida rural e as tradições do interior do Brasil”, afirmou a jornalista.
Dupla Pena Branca e Xavantinho durante apresentação de música caipira.
Arquivo/ TV Integração
Emilene Silva acompanhou a produção da reportagem para mostrar a toda área de cobertura da TV Integração uma riqueza mineira e que é orgulho de todo um país.
“Fazer este trabalho era o desejo de registrar parte da cultura brasileira, de contribuir para a preservação de histórias e tradições que poderiam ser esquecidas. Foi emocionante na época e continua sendo ainda hoje, celebrar a obra que ele e o irmão deixaram”.
A repórter Karen Lobato bem destacou na reportagem.
“Foram quarenta anos de parceria com o irmão, mas em 1999 a dupla se desfez com a morte de Xavantinho. Ficaram as saudades!”
A reportagem mostrou, também, que Pena Branca ganhou um prêmio internacional com o disco solo “Semente Caipira” e depois fez uma retomada com o violeiro Tarcísio Manuvéi. É viagem no tempo, é história pra ser recontada, cantada e lembrada.
Agora você pode rever a reportagem gratuitamente no streaming Globoplay a partir deste sábado (26) através do projeto Memória da emissora.
Assista ‘Especial Pena Branca’
Memória TV Integração – Especial Pena Branca
Ficha técnica
Tempo de vídeo: 5 minutos
Ano de veiculação: 2002
Créditos: Karen Lobato (reportagem); João Cleber Lino (imagens) e Emilene Silva (produção e edição).
Pesquisa Cedoc: Francisca Rocha.
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias