1 de fevereiro de 2025

Memória Vanguarda: relembre o que foi notícia há mais de 30 anos em 1° de fevereiro


Novo quadro do Link Vanguarda resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba. Confira momentos marcantes da região no Memória Vanguarda
O Link Vanguarda estreou um novo quadro no telejornal deste sábado (1°): o Memória Vanguarda, que resgata a história e momentos marcantes vividos pelos moradores da região do Vale do Paraíba.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Neste sábado, o quadro resgatou quatro momentos que foram notícias no dia 1° de fevereiro em anos diferentes. Dois desses momentos aconteceram há mais de 30 anos.
Confira abaixo:
1° de fevereiro de 1990
Aumento no preço da passagem de ônibus em São José dos Campos em 1990
Reprodução/TV Vanguarda
A reclamação feita pelos moradores da região no dia 1 de fevereiro de 1990 é bem comum até hoje: o preço das passagens de ônibus.
Na ocasião, os moradores de São José dos Campos reclamavam o aumento da passagem para 6 cruzados e 50 centavos. A alta passou a valer justamente a partir daquele dia.
“Ah, achei um absurdo, né? Subir desse jeito”, reclamou uma moradora à reportagem. “Isso aí é uma vergonha, né?”, disse outro morador.
Naquele ano, o preço da passagem havia subido em 62% em São José, contra uma inflação de 56% no Brasil. Na época, a prefeitura alegou que o aumento era necessário e que a frota passaria de 208 para 230 ônibus nas ruas.
1° de fevereiro de 1991
Libaneses em Taubaté em 1991
Reprodução/TV Vanguarda
Em 1991, os conflitos no Oriente Médio também causavam preocupação na região. Libaneses que moravam em Taubaté não conseguiam contato com os parentes por causa da guerra do golfo e, por isso, decidiram se reunir em uma mesquita na cidade para rezar.
“Nós estamos aflitos, porque não conseguimos contato com eles”, afirmou um morador da cidade na ocasião.
1° de fevereiro de 1996
Compra de material escolar no Vale do Paraíba em 1996
Reprodução/TV Vanguarda
Há 29 anos, a busca por material escolar também era notícia na região. As lojas tentavam atrair clientes com facilidades de pagamento, que na época eram moda como o cheque pré-datado.
Enquanto os clientes buscavam meios de economizar, o Procon de São José dos Campos tentava facilitar a pesquisa publicando um boletim com os preços dos produtos em várias papelarias.
“A expectativa é que essa lista proporcione uma competição nos preços, que as papelarias possam economizar os preços para que os consumidores possam comprar o material básico escolar mais em conta”, disse em entrevista o diretor do Procon de São José na época, Sérgio Werneck.
Em 1996, um kit de material escolar com 24 itens custava cerca de R$ 24 na região.
1° de fevereiro de 2008
Carnaval de São Luiz do Paraitinga em 2008
Reprodução/TV Vanguarda
Nesta data em 2008, os foliões começavam a chegar para o carnaval de São Luiz do Paraitinga. As roupas tinham o colorido do tecido de chita, uma tradição que dura até hoje.
Mesmo sem música, os foliões já haviam entrado na dança na principal praça da cidade.
“Roupa, bebida, coisa para levar para a casa… comida, tudo que você imaginar”, afirmou um folião ao chegar na cidade.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias