11 de janeiro de 2025

Menina de 10 anos cria música, chama colegas para se imunizar e ganha diploma de ‘promotora de vacinação’ no Rio

A pequena Julianny Felinto foi a 1ª carioca a tomar a vacina da dengue, em fevereiro deste ano. Depois de se imunizar, ela foi para a escola e incentivou amigos a tomarem também – o que gerou resultados. Julianny Felinto
Divulgação
Uma menina de 10 anos foi premiada com um diploma de Promotora de Vacinação no município do Rio por ter criado uma música e incentivado diversas crianças a se vacinarem contra a dengue. Julianny Felinto foi a primeira a ser imunizada na abertura da campanha em fevereiro deste ano.
Na última quarta (5), ela retornou para tomar a 2ª dose do imunizante e foi surpreendida com o prêmio e um boneco do Zé Gotinha — símbolo da campanha.
Segundo a prefeitura, o reconhecimento foi dado por causa do engajamento de Julianny e as estratégias que ela criou para incentivar a vacinação. A mãe da pequena contou que logo após ser vacinada, ela foi para escola e convenceu outros colegas a fazerem o mesmo com uma música:
“Vem com Zé Gotinha, vem você também. Juntos contra a dengue, eu e você também”.
Menina de 10 anos cria música para incentivar colegas a se imunizarem contra a dengue
Logo depois, as crianças procuraram o posto de vacinação para receber o imunizante.
No dia em que foi vacinada, ela chegou a comentar com a equipe de saúde que estava emocionada em ver o Zé Gotinha pela primeira vez e que gostaria de levá-lo para casa. O desejo foi transformado em surpresa no Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo.
Julianny Felinto, de 10 anos
Divulgação
“Eu fico muito feliz em voltar aqui porque acho muito importante a vacinação. É uma forma da gente se proteger contra as doenças, é importante tomar todas as vacinas. Tem vacina para bebezinhos, adultos, idosos e até os cachorrinhos. É importante para prevenir coisas mais graves”, diz a jovem promotora de vacinação.
O compromisso da menina com a saúde vem de casa.
“Para mim é muito importante trazer minha filha para tomar a segunda dose. Todas as vacinas fazem bem, a vacinação é uma das coisas mais importantes para a saúde, nunca deixo passar batido”, destaca a mãe Elizabete Felinto.
Julianny Felinto recebendo o diploma e o boneco do Zé Gotinha
Divulgação
A campanha de vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos começou no dia 23 de fevereiro e, até o final da primeira etapa, aplicou mais de 130 mil doses do imunizante.
No dia 23 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio iniciou a aplicação da segunda dose. A faixa etária da campanha foi definida pelo Ministério da Saúde por apresentar maior risco de hospitalização pela doença.
Para receber a vacina, o menor de idade deve estar, preferencialmente, acompanhado de um responsável e apresentar documento de identidade e comprovante de vacinação, se disponível.
A expectativa é que todas as crianças e adolescentes que tomaram a primeira dose do imunizante completem o esquema vacinal, inclusive aquelas que já tiveram dengue.
O que é preciso para se vacinar
Ter entre 10 e 14 anos (não importa se a criança já teve dengue);
Depois da 1ª dose, é só esperar três meses para tomar a 2ª e completar o esquema vacinal;
Quem teve dengue dengue recentemente precisa esperar seis meses para receber a 1ª dose;
Se tiver contraído a doença após a vacina, precisa esperar mais um mês, além do já indicado, para a 2ª dose.
A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade.
O imunizante também pode ser encontrado no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h, e no Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também abre diariamente, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.
Veja onde ser atendido mais perto da sua casa neste link.

Mais Notícias