19 de janeiro de 2025

Menino com paralisia cerebral dança quadrilha em cadeira de rodas com colegas e emociona internautas; vídeo

Luiz Felipe, de 6 anos, se apresentou com Letícia Inácio e Heitor Alves. Vídeo emocionante de inclusão e alegria viralizou nas redes sociais. VÍDEO: Menino com paralisia cerebral dança quadrilha em cadeira de rodas com colegas
“Inclusão” e “alegria” representam a festa junina de uma turminha do ensino fundamental de um colégio em Goiânia. Em uma cadeira de rodas, o pequeno Luiz Felipe, de 6 anos, dançou quadrilha ao lado dos colegas, e a gravação emocionou internautas e o público que assistiu à apresentação (assista acima).
“É a festa preferida dele, não teve outra igual a deste ano. Essa interação dele, ele querer fazer as coisas bonitinho assim, foi a primeira vez. Foi muito emocionante, muito lindo. Ele estava muito feliz, empolgado, ele fica pedindo para dançar de novo”, contou Sinara Carrijo, mãe do menino.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O vídeo alcançou milhões de visualizações nas redes sociais e mostrou os coleguinhas dançando com Luiz Felipe, que esbanjou felicidade. Letícia Inácio foi a parceira do menino durante a apresentação, e Heitor Alves também participou da dança com o colega.
“Eu me senti feliz. [E nos ensaios, como foi?] Foi bom. [O que você mais gostou?] Que eu dancei com o Luiz”, disse Letícia, de 6 anos, respondendo às perguntas da mãe, Jennifer Inácio Cantuária.
“O dia da apresentação foi emocionante, superou todas as minhas expectativas. Depois da apresentação, a professora veio me parabenizar pela dedicação do Heitor e me contar que a iniciativa de conduzir o Luiz Felipe partiu dele, que ele que pediu para levar o Luiz Felipe”, contou Samara Alves, mãe do Heitor, de 6 anos.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo em que criança se emociona ao ganhar pedaço de bolo no aniversário bomba na web e emociona famosos
VÍDEO: Menina com síndrome de Down se emociona ao abraçar os pais que se curaram da Covid-19: ‘É verdade?’
VÍDEO: Crianças vibram ao realizar sonho de conhecer o mar: ‘É diferente, tem sal’
Inclusão
Luiz Felipe, Letícia Inácio e Heitor Alves durante a apresentação de quadrilha em Goiânia
Reprodução/Sesc Goiás
A apresentação foi feita pelos alunos do Sesc Cidadania no último sábado (15). Ao g1, a professora Aline Brito contou que ela e a auxiliar de apoio acompanharam Luiz de perto, orientando-o nos movimentos e motivando-o. A docente explicou que o pequeno fez muitos dos passos sozinho.
“Introduzimos a locomoção da cadeira em todos os passos. Isso foi muito importante para o Luiz na questão de socialização, independência, interação, motivação, concentração e para superar as dificuldades que apareciam”, explicou a professora.
Luiz Felipe, Letícia Inácio e Heitor Alves durante a apresentação de quadrilha em Goiânia
Arquivo Pessoal/Família Luiz Felipe, Letícia Inácio e Heitor Alves
Aline completou que outros alunos também queriam acompanhar Luiz na apresentação. Porém, como Letícia e Heitor foram os primeiros a se disponibilizar, eles foram escolhidos. A mãe do menino se emocionou com a interação dos colegas do filho e com o apoio da escola.
“Este ano ele se encontrou. O carinho dos amigos e a maneira como trataram ele de igual para igual foi fundamental para ele se sentir bem e importante naquele momento. Luiz Felipe me surpreendeu com sua força de vontade de dançar com tanta alegria, autonomia e independência”, comemorou Sinara.
O menino
Sinara explicou que Luiz Felipe tem paralisia cerebral, mas com o sistema cognitivo 100% preservado. A mãe esclareceu que a paralisia dele afeta o sistema motor e a fala. Não foi a primeira apresentação do menino, mas, para a mãe, foi a mais especial.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: veja histórias inspiradoras de Goiás

Mais Notícias