A primeira edição do congresso de fisioterapia no Tapajós, tem extensa programação de palestras e workshops com profissionais renomados na área. 1º Congresso de Fisioterapia do Tapajós
Kamila Andrade / g1
Começou nesta segunda (30) e se estende até o próximo dia 5, em Santarém, oeste do Pará, o 1º Congresso de Fisioterapia do Tapajós. Na abertura do evento que reúne estudantes e profissionais no auditório da Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foi realizada mesa redonda com o tema: “Atuação da Fisioterapia nos níveis de atenção à saúde”.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O tema central o congresso realizado pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia de Santarém (Cafisio) é “Fisioterapia e suas inovações nos níveis de atenção à saúde”, e tem como finalidade demonstrar técnicas atuais e como elas podem auxiliar em diferentes contextos de assistência, além de promover ainda mais a fisioterapia no oeste do Pará, e viabilizar reflexões de como a fisioterapia pode trabalhar na promoção da saúde em diferentes faixas etárias, e também os vários modos de suporte ao paciente.
A primeira edição do congresso de fisioterapia no Tapajós, tem extensa programação de palestras e workshops com profissionais de diferentes áreas da fisioterapia, que estão compartilhando suas vivências, dificuldades e alegrias.
No primeiro dia, os participantes assistiram palestras sobre: Atendimento ao paciente oncológico adulto em unidade de terapia intensiva; O papel da fisioterapia na saúde da gestante: prevenção, alívio de sintomas e preparação para o parto; Análise radiografia classificação de fraturas e como identificar em exames de imagem; Assimetria craniana: Diagnóstico e tratamento; Evidências científicas na reabilitação do complexo do ombro; Prevenção e Tratamento da incontinência urinária feminina.
Nesta terça-feira (01), a mesa redonda foi sobre Próteses e Órteses: Inovações que Transformam Vidas na Fisioterapia. Ao longo do dia, haverá palestras sobre: Osteopatia Pediátrica: toque com amor; Independência funcional de idosos: instrumentos de avaliação e abordagens terapêuticas inovadoras; Inovação em Saúde: O uso da Ultrassonografia Cinesiológica como ferramenta no diagnóstico Fisioterapêutico; O uso da neuromodulação cerebral em fisioterapia; Inovações tecnológicas na fisioterapia dermatofuncional: Abordagens de altas performance para Lifting não cirúrgico; Atuação da Fisioterapia Vestibular na Tontura.
A expectativa da organização do evento é ao longo da programação, possibilitar o networking entre os participantes através do coffee break e das várias premiações que ocorrerão. Além da divulgação da cultura tapajoara por meio de danças típicas da região, como o carimbó.
Desejamos que todos possam ter uma experiência incrível e engrandecedora no Cofitap, pois ele com certeza que irá trazer novos conhecimento em diferentes áreas da fisioterapia, assim como o contato com outros profissionais renomados da nossa região e no Brasil.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região