Registro teve duração de cerca de sete segundos e, ao final das imagens, foi possível observar um brilho intenso. Objeto foi registrado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon). Meteoro de grande intensidade é flagrado cruzando o céu de SC
A passagem de um meteoro de grande intensidade foi flagrada por uma estação de monitoramento no céu de Santa Catarina, na noite de quarta-feira (12). O objeto foi registrado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) em Monte Castelo, no Norte do estado.
☄️ O registro teve duração de cerca de sete segundos e, ao final das imagens, foi possível observar um forte brilho (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
🔭🤩 De acordo com Jocimar Justino, astrônomo amador e integrante de entidades que estudam os objetos celestes, as análises indicam que o meteoro entrou na atmosfera a uma velocidade superior a 57 mil quilômetros por hora, em um ângulo aproximado de 70 graus.
“O meteoro começou a brilhar próximo à divisa dos estados, sobre o município de Itá (SC), a uma altitude estimada de 81 km, e desapareceu sobre Arvoredo (SC), a 26 km de altitude”, explicou.
Meteoro de grande intensidade é flagrado cruzando o céu de SC
Jocimar Justino/Bramon
🌠 🌌 O meteoro também foi detectado pela estação de Taquara (RS), segundo a Bramon. Em Santa Catarina, o flagrante aconteceu às 21h37.
Cerca de 400 meteoros riscam o céu em chuva ‘Delta Aquáridas do Sul’
Conheça o ‘caçador de meteoros’ que flagrou mais de 35 mil objetos celestes
Meteoro é avistado em SC
Jocimar Justino/Bramon
Autor das imagens de Santa Catarina, Justino é servidor público na área de tecnologia da informação e integra a Bramon, que é uma rede voluntária criada para produzir e fornecer dados científicos à população em geral. Em sete anos observando o céu, o morador já flagrou mais de 35 mil objetos celestes.
Parte da estação de Monte Castelo, na casa de ‘caçador de meteoros’
Jocimar Justino/Arquivo Pessoal
Entenda
🤔 O que é meteoro? É qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente, os meteoros são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passarem de um metro, são chamados de asteroides.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias